Arte e CulturaEventos

Rebeca Toyama fala sobre o evento Futurabilidade: planejamento estratégico para a vida #NaPaulista

Na próxima segunda (18) acontece o evento “Futurabilidade: planejamento estratégico para a vida”, que conta com Rebeca Toyama como uma das palestrantes. Se você quer dar o primeiro passo para viver um ano cheio de realizações, precisa participar desse momento. Segundo a coach, a intenção da palestra é provocar nas pessoas o protagonismo próprio que as vezes deixamos de lado.

Ficou curioso? Confira a entrevista que o Na Paulista fez com a Rebeca sobre os principais temas que serão abordados no evento.

O que é Futurabilidade?

O termo foi apropriado por Irineu Toledo da língua inglesa, já que não existia um corresponde na língua portuguesa. Na origem determinava processos de educação e também como uma espécie de sinônimo para sustentabilidade. No caso dos encontros “Futurabilidade” a ideia é dar o significado ao futuro baseado na interação do ser humano diante da complexidade do momento exponencial atual, dada as mudanças aceleradas que enfrentamos. Pela primeira vez na história somos hoje impactados fortemente, em todas as áreas, pela evolução do mundo que criamos, a partir do início da civilização e não apenas pela evolução aleatória e linear própria da nossa natureza. Futurabilidade é uma reflexão sobre o papel de cada um diante da mudança estrutural baseada nos motores da economia que agora alavancados pela quarta revolução industrial, provocam um novo pensar sobre o futuro humano enquanto o que criamos tenta impor um ritmo. Futurabilidade é onde vamos chegar e como vamos participar.

Como as pessoas podem usar esse conteúdo no presente?

Futurabilidade trata do presente. Mesmo para qualquer planejador, o futuro é uma planilha, uma rota, uma possibilidade considerando tendências, recursos e desejos. No entanto, para o ser humano qualquer futuro é abstrato. A mente humana não realiza o futuro, apenas imagina. No entanto, sabota o presente, ora vivendo demasiadamente no ontem, ou excessivamente no amanhã. O presente é um lugar de interinidade. Futurabilidade é a apropriação do agora como o futuro tangível, o momento e o lugar onde deve estar a prioridade de minhas ações e investimentos em todas as áreas da vida, emocional, profissional, familiar, social, espiritual. A não apropriação do agora de maneira plena é que não cria reservas para facilitar o futuro e controlar o destino das “ coisas” priorizando o propósito humano.

O que as pessoas podem esperar do evento? Qual o papel de cada palestrante?

O evento é uma reflexão sobre os saberes necessários sobre o poder humano, seus recursos e de como desenvolver novas competências, independentemente, da sua idade, seu momento pessoal e circunstâncias. O evento tratará das mega tendências na rota do crescimento exponencial em todos os setores, com enfoque no ser humano e suas possibilidades e escolhas neste novo cenário. Como uma tendência mundial, teremos como enfoque para o estabelecimento de uma jornada positiva, o imenso potencial humano e suas capacidades intrínsecas para produzir todos o bens essenciais e fundamentais que mantém o motor do crescimento. Neste sentido os palestrantes vão refletir sobre os temas que mais mobilizam o ser humana em tempos exigentes demais: saúde, carreira, ética, propósitos, negócios, sucesso. O evento tem uma proposta inspiracional baseada na crença de que vivemos o melhor de todos os tempos para a humanidade,ainda que tenhamos em perspectiva a possibilidade de muitos conflitos, especialmente em se tratando de futuro do emprego e futuro dos negócios. Novos arranjos para organização da produtividade serão necessários, novas soluções já mostram sua eficácia em todos os setores. A interface humana com a tecnologia e inteligência artificial, abrem novos horizontes para o ser humano e para as organizações comerciais, políticas, de governo e da sociedade como um todo. E é neste universo que cada ser humano dever estar inserido como o agente das soluções em um mundo colaborativo e compartilhado.

O evento acontece no dia 18 de dezembro, às 19h, no Teatro Gazeta e além da Rebeca conta com participações de Irineu Toledo, Martha Gabriel, Norberto Chadad, entre outros.

Para comprar ingressos acesse clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *