Ícone do site Na Paulista e Região

Visite a exposição feminista “As Guerrilla Girls” no MASP

Guerrilla Girls artists Kathe Kollwitz, Zubeida Agha and Frida Kahlo during a press preview for an exhibition of works by the Guerrilla Girls titled "Not Ready To Make Nice: 30 Years And Still Counting," at the Abrams Art Center, 466 Grand St, New York, NY on Thursday, April 30, 2015. Photograph by Andrew Hinderaker

As Guerrilla Girls se definem como um grupo de ativistas feministas que “usam fatos, humor e imagens ultrajantes para expor os preconceitos étnicos e de gênero, bem como a corrupção na política, na arte, no cinema e na cultura pop”.

Formado por ativistas anônimas, o grupo é conhecido por usar máscaras de gorila em suas aparições públicas, foi formado em 1985 em resposta a uma exposição realizada em 1984 no Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York.

O MASP apresenta uma retrospectiva com 116 trabalhos do grupo, incluindo dois novos cartazes brasileiros, baseados nas obras mais conhecidas das Guerrilla Girls. Esses dois cartazes tratam das dificuldades de ser uma artista em um mundo da arte e uma história da arte dominados pelos homens.