O artesanato feito a partir da palha de milho é uma prática profundamente ligada à ancestralidade, especialmente em comunidades rurais e indígenas no Brasil.
Passado de geração em geração, reflete saberes tradicionais e a valorização de materiais naturais, como a palha, que é aproveitada após a colheita do milho, ressaltando respeito pela terra e pelos ciclos agrícolas.
Com a palha de milho, é possível criar elementos, como cestas, jogos americanos, mandalas, suportes de panelas, bolsas, flores, bonecas e muito mais.
No Sesc Avenida Paulista, as atividades serão conduzidas pela Associação de Mulheres Artesãs de Guapiara, localizada no estado de São Paulo. A região, cercada por grutas e cachoeiras, é conhecida por suas belezas naturais e abriga uma das áreas mais conservadas do bioma em todo território nacional: o Parque Estadual do Alto Ribeira.
A associação, criada em 2012, se dedica ao cultivo de variadas espécies nativas de milho em pequenas propriedades rurais familiares. A diversidade de cores naturais das palhas, como beges, marrons e roxos, é utilizada na confecção de uma série de objetos, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da comunidade local.
Confira detalhes das atividades:
*Experimentos com palha de milho
12 e 13/10, sábado e domingo, às 11h
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.
*O caminho do molho crioulo e o saber-fazer rural
12 e 13/10, sábado e domingo, às 14h30
Vagas limitadas.
Fonte Sesc SP