acontece

TEATRO DO SESI: UM ÍCONE PAULISTANO COMPLETA 60 ANOS DE HISTÓRIA

O Serviço Social da Indústria de São Paulo foi fundado em 1946. A história do Teatro do SESI-SP teve início logo em seguida, em 1948, com a criação de um grupo com o propósito de oferecer cultura e entretenimento à classe trabalhadora. Inicialmente chamado de Teatro Operário do SESI, a iniciativa apresentava peças protagonizadas pelos próprios trabalhadores.

Com o tempo, o grupo evoluiu, dando origem ao Teatro Experimental do SESI, em 1959. Quatro anos mais tarde, a iniciativa se profissionalizou, tornando-se o Teatro Popular do SESI, passando a ser uma referência na história do teatro paulista. A criação do Teatro Popular do SESI foi inspirada na experiência do diretor Jean Vilar, fundador do Teatro Nacional Popular da França. O primeiro espetáculo foi “Cidade assassinada”, de 1963, com dramaturgia de Antônio Callado e direção de Osmar Rodrigues Cruz.

Em 1977, os espetáculos do Teatro Popular do SESI, que já haviam sido apresentados nos teatros Maria Della Costa e TAIB (Teatro de Arte Israelita Brasileiro), passaram a ser realizados na sede do SESI-SP, localizada na Avenida Paulista. Desde então, o Teatro é um dos espaços mais importantes das Artes Cênicas na cidade, consolidando o SESI-SP como uma das mais representativas produtoras teatrais do país.

Em 2004, o espaço renovou a sua estrutura técnica. Nessa fase, mantendo sempre a referência dramatúrgica e cênica em cada produção realizada, o Teatro do SESI-SP reformulou sua abordagem nas montagens teatrais, enriquecendo a diversidade nas direções e elencos de cada espetáculo, e difundindo diferentes gêneros e formatos.

Além das montagens de alta qualidade, o Teatro do SESI-SP desempenha um importante papel na formação cultural e educacional da sociedade. Seus programas oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novos talentos e promovem debates sobre questões sociais e culturais relevantes.

Por fim, a gratuidade das apresentações do Teatro do SESI-SP reforça seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, permitindo que pessoas de toda a sociedade e faixas etárias desfrutem de produções artísticas de qualidade. Dessa forma, o espaço consolida sua missão com a formação e difusão cultural, bem como com o desenvolvimento humano e social.

E você já visitou o Teatro do Sesi? Assistiu alguma peça, conta pra gente!

Fonte Centro Cultural Fiesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *