A relação entre tramas ancestrais e contemporâneas revela um diálogo circular e contínuo entre tradição e inovação. Conhecimentos, técnicas, processos e valores são revisitados sob novas tecnologias e perspectivas.
As narrativas ancestrais quando tramadas às atuais propõem questionamentos e transformações, resultando em um mosaico dinâmico, em que o passado e o presente se entrelaçam, enriquecendo a experiência humana e cultural.
Ainda, seguindo o fio que trama e dá vida à programação do mês de julho, a 7ª edição do projeto FestA! – Festival de Aprender, que acontece de 5 a 14, está repleta de trançados, bordados e rendas. Por exemplo: você já pensou em participar de uma oficina de sashiko, um bordado japonês?
Então, confira as atividades abertas e gratuitas, que unem técnicas variadas para investigar as diversas tramas do saber e do fazer.
Rendar, cantar e difundir a tradição da Renda Renascença. Esses são os propósitos das Rendeiras da Aldeia, que enquanto rendam, cantam e encantam através dos seus saberes trazidos de seus lugares de origem, preservados e compartilhados. Nessa oficina, a turma conhecerá uma das técnicas têxteis mais sofisticadas, a renda renascença, enquanto também aprende seus Cantos de Trabalho, canções entoadas durante todo o processo de feitura da renda e que tornam o processo ainda mais bonito.
O Estado de São Paulo guarda preciosidades. Uma delas é a Aldeia de Carapicuíba, datada de 1580. Além de ser um território de riqueza histórica, cultural e arquitetônica preservadas, também é casa das Rendeiras da Aldeia, guardiãs do ofício da Renda Renascença. O grupo nasceu em 2006, a partir de uma das ações do Centro de Estudos e Criação da Indumentária e Figurino Brasileiro da Oca Escola Cultural, num projeto direcionado às mães e mulheres da comunidade, que contempla a alfabetização, pesquisa das tradições orais, pesquisa e valorização dos saberes manuais e formação para o mercado de trabalho a partir da produção do artesanato brasileiro. Os aprendizados e trocas relacionados a esses fazeres manuais são também compartilhados com as crianças e adolescentes da instituição, bem como com outras mulheres do município.
Classificação indicativa: 7 anos.
Sesc Avenida Paulista
Local: Tecnologias e Artes (4° andar)
De 05/07 a 07/07 – Sexta a Domingo – Das 11h às 13h
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.