Regina Duarte dirige o espetáculo “A Volta para Casa”, que será apresentado amanhã (24), em mais uma edição do Terça Tem Teatro, no Itaú Cultural. O Na Paulista entrevistou a atriz sobre a trama que aborda temas que diz respeito ao sentido da vida e morte.
A ideia de apresentar este espetáculo surgiu no Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos, criado por Regina Duarte, em 2013. Diretores, atores e pesquisadores, criam um banco de textos de dramaturgia já existente ou adaptado e promovem novas formas de interpretação. A peça “A Volta para Casa” é inspirada no texto do autor romeno Matéi Visnec, que denúncia as feridas de guerra na Faixa de Gaza e na Europa. “Achamos que é um privilégio levar ao teatro um tema tão atual em uma peça que fala diretamente com a plateia. É raro o teatro ter a oportunidade de falar algo que está acontecendo no momento. Neste caso, infelizmente estamos falando de fatos reais que acontecem em diversos pontos do planeta”, afirma Regina Duarte.
Apesar de tratar sobre um tema delicado, a peça possui uma grande viéis humorístico. “O autor consegue olhar para estes acontecimentos frágeis e terríveis mantendo o humor. O que está acontecendo no mundo é tão irreal, que chega a ser tristemente engraçado” explica. O público tem aprovado a peça, que está em cartaz há mais de um ano. É uma oportunidade de tratar um assunto polêmico e alimentar novas idealizações “Você sai do espetáculo com a sensação de horror, do quão absurdo o comportamento humano pode chegar, ao mesmo tempo, exorciza a sensação de impotência, compaixão e afeto a quem sofre este tipo de problema” complementa a diretora.
Regina está à frente de outra função e comenta como está sendo dirigir uma peça de teatro e coordenar um grupo de pesquisa dramatúrgica “Estou exercendo uma nova função na minha arte, esta é minha segunda direção. Me sinto muito feliz e poder realizar este trabalho no Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos. Só tenho a agradecer a toda a equipe que faz parte do espetáculo. São bravos guerreiros que insistem em fazer teatro, mesmo diante de tantas dificuldades que o país enfrenta”.
Como vocês podem ver, o espetáculo é imperdível! A apresentação acontece nesta terça-feira (24), às 20h, no Itaú Cultural. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.