Paulista Cultural chega a sua primeira edição reunindo
as principais instituições culturais #NaPaulista
A Paulista Cultural chega a sua primeira edição e o #NaPaulista traz a programação completa para você! Vem gente!
Inspirada no “Museum Mile”, que anualmente congrega os museus da 5ª Avenida, em Nova York, a primeira edição da Paulista Cultural promove o intercâmbio e uma parceria inédita entre os principais espaços culturais da avenida: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE São Paulo e MASP. Além de estimular a visitação, a iniciativa oferece ao público a possibilidade de construir o seu próprio roteiro cultural.
Outras nove instituições também se unem para dar apoio à iniciativa: Sesc Avenida Paulista, futuro morador do endereço, CINEARTE-Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Fnac Brasil, Mirante 9 de julho e Teatro Gazeta.
PROGRAMAÇÃO GERAL
Além dos intercâmbios entre os espaços, cada uma das 13 entidades envolvidas na Paulista Cultural também preparou atrações especiais para o dia 11 de março em suas próprias sedes. Confira abaixo:
Casa das Rosas
Para a Paulista Cultural, a Casa das Rosas fez um programa baseado em suas duas características mais marcantes: o patrimônio histórico e arquitetônico, representado pelo casarão onde está abrigada, e a ampla atuação do museu no campo da literatura.
10h – Menu especial
O Café Ristoro, da Casa das Rosas, oferecerá opções de culinária brasileira em seu cardápio preparadas especialmente para a Paulista Cultural.
10h – Apresentação do Coral da Casa das Rosas
O Coral da Casa das Rosas abrirá a programação no jardim do museu, com repertório marcado por canções compostas a partir de poemas de autores brasileiros.
10h30 – Feira de Livros da Casa das Rosas
Organizada pela livraria Giostri, a feira reunirá diversas editoras dedicadas à literatura. Os livros serão vendidos com 20% de desconto.
11h – Sarau Jovem
Os participantes da turma de 2017 do Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem (CLIPE Jovem), oferecido pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, pretende instigar o público com a leitura de seus textos.
11h e 13h – Visita Especial ao Museu
A visita abordará a Casa das Rosas como patrimônio cultural, no contexto histórico e urbanístico da Avenida Paulista, e representações da cidade na produção da poesia concreta.
13h – Música Caipira em Diálogo no Paulista Cultural
O Trio Maria Fumaça, formado por mulheres, apresentará sua visão do universo cancioneiro e instrumental da música caipira, buscando seu diálogo com outros gêneros musicais latino-americanos.
14h – Pegue Livros
O museu fará uma edição especial dessa atividade, que consiste na distribuição gratuita de livros – até três exemplares por pessoa – de gêneros diversos, como romance, conto, poesia, quadrinhos, arte e ensaio. Também serão distribuídos CDs de música.
15h – Oficina Sobreposição de Olhares
A Avenida Paulista guarda camadas e sobreposições temporais em sua arquitetura. A atividade propõe uma reflexão sobre o tema, utilizando a técnica da colagem: será sugerida a composição de um cartão-postal que acolha a subjetividade do olhar de cada participante sobre a cidade.
15h – Histórias Colaborativas
O projeto é um convite para os participantes encontrarem e partilharem suas histórias e vivências. Neste encontro, Kiara Terra convida pais e filhos a participarem de uma história marcada pelo humor.
16h – Guarda-chuvas poéticos
Intervenção errática pelo jardim da Casa, durante algumas horas levará poemas aos visitantes, que os colherão de guarda-chuvas preparados para o evento.
19h – Jardim Paradiso Especial: Uma Noite em Sampa (2016)
São Paulo tem sido, ao longo de mais de quatro décadas, um dos temas caros ao cineasta Ugo Giorgetti. Em seu mais recente trabalho, Uma Noite em Sampa, um grupo de endinheirados do interior vem à capital para um espetáculo de teatro e acaba desamparado quando o motorista de seu ônibus desaparece. (Diretor: Ugo Giorgetti | Classificação indicativa: 12 anos)/ Paulista Cultural.
Centro Cultural Fiesp
Além do espetáculo Pagliacci e das exposições Circonjecturas e São Paulo: Sinfonia de uma Metrópole, o Centro Cultural Fiesp oferece ao público da Paulista Cultural um show único do cantor Almir Sater. Toda programação em cartaz é gratuita.
10h às 20h – Circonjecturas
Circonjecturas é o neologismo criado pelo artista plástico Rafael Silveira para nomear sua primeira grande exposição individual, que atraiu mais de 100 mil pessoas em sua passagem por Curitiba.
A curadoria de Baixo Ribeiro reúne 40 obras, divididas entre pinturas, esculturas e desenhos tridimensionais feitos com bordados, além de instalações cinéticas e interativas, que mesclam elementos do circo, botânica, tatuagem, publicidade dos anos 1950 e cultura pop e underground.
O destaque fica por conta da instalação do sorvete gigante e da série de “desretratos”.
Atividade gratuita | Classificação indicativa: livre – Paulista Cultural
10h às 20h – São Paulo: Sinfonia de uma Metrópole
A exposição apresenta um panorama documental de São Paulo da primeira metade do século XX, realizado por Theodor Preising, fotógrafo alemão radicado no Brasil.
O retrato do projeto magnânimo de uma cidade prestes a se transformar em uma grande metrópole; a chegada dos imigrantes ao Porto de Santos e às hospedarias paulistanas; o carnaval de rua da década de 1930; e a passagem do dirigível Zeppelin pela capital são algumas das cenas capturadas pelas lentes do ícone da fotografia.
Atividade gratuita | Classificação indicativa: livre – Paulista Cultural
16h – Almir Sater
Acompanhado por sua viola caipira, Almir Sater sobe ao palco externo do Centro Cultural Fiesp para interpretar grandes sucessos que marcaram sua carreira, como Moreninha Linda, Chalana e Um Violeiro Toca. O show é uma homenagem às raízes da música caipira brasileira.
Atividade gratuita | Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: livre.
19h – Pagliacci (Teatro do Sesi-SP)
Baseado na ópera do italiano Ruggero Leoncavallo, o espetáculo mistura números cômicos com elementos melodramáticos para contar a história de uma trupe de palhaços que decide abandonar suas origens e encenar um drama refinado.
Escrita pelo bufão da trupe, a peça aborda os dramas humanos da própria companhia em uma história cheia de ciúme, traição e vilania.
Teatro do Sesi-SP – capacidade: 456 lugares | Duração: 80 minutos | Classificação indicativa: livre | Ingressos distribuídos diretamente na bilheteria do teatro
Instituto Moreira Salles
Com foco na fotografia, a programação do Instituto Moreira Salles oferece aos visitantes as exposições Chichico Alkmim, fotógrafo e Anri Sala: O momento presente, além de oficinas gratuitas.
10h às 20h – Exposição Chichico Alkmim, fotógrafo
A mostra apresenta cerca de 300 imagens de Diamantina e arredores, produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX.
10h às 20h – Exposição Anri Sala: O momento presente
A exposição reúne trabalhos recentes, sobretudo videoinstalações sonoras, explicitando a dimensão política e ao mesmo tempo sensível da obra do artista albanês Anri Sala.
11h e 15h – Oficina Experimentações | Cianótipo
O IMS abre seu ateliê e seu laboratório para que o público se engaje em atividades fotográficas experimentais relacionadas a uma técnica ou ao procedimento de obtenção de imagens.
Duração: 90 minutos | Capacidade: 10 pessoas | Distribuição de senha (1 por pessoa) 30 minutos antes / Paulista Cultural
13h – Vamos ver juntos
Visita mediada às exposições em cartaz, voltadas para grupos ou pessoas desacompanhadas.
Duração: 90 minutos | Capacidade: 20 pessoas | Distribuição de senha (1 por pessoa) 30 minutos antes.
14h às 19h – Monóculos fotográficos – Memória Familiar
Uma conversa entre gerações da família, em que não só os mais velhos ensinam os jovens a usar o monóculo, como também acabam contando suas recordações e transmitem a memória familiar. Ao longo da intervenção são produzidos monóculos fotográficos a partir de registro fotográfico das pessoas presentes e processamento do filme fotográfico ao vivo.
Atividade gratuita | Duração: 5 horas | Classificação indicativa: livre | Acesso livre
14h às 20h – Drummond, Coutinho e Nise da Silveira no Cinema do IMS Paulista
A atividade traz uma seleção de filmes raramente exibidos em salas de cinema convencionais, dentre eles A Família de Elizabeth Teixeira e Sobreviventes de Galileia, dois últimos filmes de Eduardo Coutinho vinculados à trajetória dos personagens de Cabra Marcado para Morrer.
Posfácio, filmado por Leon Hirszman e montado por Eduardo Escorel, apresenta uma entrevista com Nise da Silveira pouco tempo depois das filmagens de Imagens do Inconsciente. Por último Vida e Verso, de Carlos Drummond de Andrade, é uma leitura de poemas entremeados pela narração de episódios da vida do poeta. Todos os filmes fazem parte da Coleção DVD IMS.
Atividade gratuita | Distribuição de senha (1 por pessoa) 30 minutos antes | Capacidade: 145 pessoas.
- 14h – Cabra Marcado Para Morrer (120 min)
- 16h30 – A Família de Elizabeth Teixeira + Sobreviventes da Galileia (90 min total)
- 18h30 – Vida e Verso (65 min)
- 20h – Posfácio (79 min)
Itaú Cultural
A programação da entidade terá atividades de performance artística e musical, espaço para leitura e contação de histórias. Todas as atividades são livres, gratuitas e com interpretação em Libras.
14h às 17h – A Sanfonástica Mulher Lona
A artista Lívia Mattos, vestida de lona de circo, caminha entre o público do piso térreo tocando sanfona.
14h às 17h – Cantinho da Leitura
No tradicional Cantinho da Leitura serão disponibilizadas 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural para leitura, além da contação de histórias Contos para Navegar em Terra Firme. A contação reúne contos breves que levam o público a viagens inesperadas rumo ao deserto, aos encontros, às transformações e à amizade. Ela se espalha em cinco diferente pontos do térreo do instituto, cada um, uma espécie de palco para ilustrar um pequeno conto de 10 minutos.
JAPAN HOUSE São Paulo
O espaço oferece diversas atividades especiais para a Paulista Cultural, como exposição, workshop e teatro infantil.
Entre os destaques da programação, a JAPAN HOUSE São Paulo recebe um dos grandes nomes da arte japonesa do pós-guerra, o artista contemporâneo Takesada Matsutani, que realizará duas atividades voltadas para crianças, a partir das 13h, no espaço cultural nipônico.
Na ocasião, também estarão expostas duas obras e a evolução de uma outra performance realizada pelo artista.
10h às 18h – Venda de Kakigori (Sotodoma)
Kakigōri é uma sobremesa originária do Japão feita de gelo raspado flavorizado com diferentes sabores, xarope de groselha e leite condensado.
Aproveitando a ocasião para difundir a sobremesa japonesa pouco conhecida do grande público, o Ikoi no Sono (casa de repousos para idosos, principalmente de descendentes japoneses), foi convidado para realizar a venda de Kakigori ao longo do dia no Sotodoma, área externa da JAPAN HOUSE São Paulo.
A iguaria será vendida a R$5,00 e a receita arrecada será revertida para auxiliar na manutenção da casa de repouso.
11h – Workshop de Furoshiki
A oficina ‘Furoshiki: a arte milenar japonesa de envolver objetos com tecidos’, comandada por Sandra Fukada, abordará a história e técnica japonesa de amarração com tecidos quadrados.
Furoshiki vem de Furo (banho) e Shiki (estender/abrir um tecido) e o uso dele se intensificou no período Edo, em que as pessoas acondicionavam seus pertences em tecidos amarrados com nós, enquanto se banhavam nos Sentôs (banheiros públicos).
Hoje, o uso comum no dia a dia são as amarrações para transporte dos obentôs (marmitas), embalagens, ecobags e para presentear.
Atividade gratuita | Classificação indicativa: livre | Ingressos: Retirada 1 hora antes, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo | Para a oficina, serão fornecidos tecidos para uso exclusivo apenas em sala de aula
13h – Atividade infantil Ponto de Contato com o artista Takesada Matsutani
Nesta atividade, as crianças interagirão com o artista e os materiais (tinta, bastão de madeira, tecido de algodão) que ficarão no chão.
Atividade gratuita | Duração: 15 minutos | Classificação indicativa: 6 a 12 anos | Retirada de senha, às 12h, no dia 11/03, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo
13h30 – Atividade infantil Desenhos com o artista Takesada Matsutani
Na atividade Desenhos, as crianças serão convidadas a, juntamente com o artista, desenhar em um papel. Ao final, está peça será agregada a exposição do artista na JAPAN HOUSE São Paulo.
Atividade gratuita | Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: 6 a 12 anos | Retirada de senha, às 12h, no dia 11/03, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo
15h30 – Kamishibai (Sotodominha ou Sala de Seminário)
A apresentação mostra a técnica do Kamishibai – junção das palavras japonesas shibai (teatro) kami (papel) – na contação de histórias. Os contos infantis O Cozinheiro e Chapéus para os Jizos serão apresentados dentro de um palco de madeira, tendo suas passagens ilustradas por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais.
Atividade gratuita | | Classificação indicativa: livre | Ingressos: Retirada 1 hora antes, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo
MASP
No dia 11 de março, como parte da programação do projeto Paulista Cultural, o MASP oferece entrada gratuita a todos os visitantes, além de oficinas e shows gratuitos em seu Vão Livre.
Neste evento, o MASP pretende reverberar as discussões em torno das histórias afro-atlânticas, tema ao qual se dedica em 2018. O ano marca o 130º aniversário da abolição da escravatura mercantil no Brasil.
10h às 18h – Entrada gratuita no Museu
O MASP terá entrada gratuita ao longo de todo o dia 11 de março, domingo, como parte das atividades do projeto Paulista Cultural. Para visitar as exposições Imagens do Aleijadinho, Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência, Tunga: o corpo em obras e Acervo em transformação.
Atividade gratuita | Ingresso: retirada na bilheteria do Museu até as 17h30.
10h às 17h – Oficinas no Vão Livre
A programação ocupará o Vão do MASP com seis “estações” de atividades contínuas. Ao longo de todo o dia, cada estação apresentará propostas nas diversas áreas artísticas, como artes visuais, música, dança e teatro.
Ilha de Música
O espaço aberto ao público propõe uma experiência de interação com a musicalidade afrobrasileira por meio de variados instrumentos de percussão utilizados no Brasil – de atabaques do Candomblé, surdos e caixas de samba, djembês e dununs africanos, até parelhas de Tambor de Criola, pandeirões de Bumba-meu-boi e caixas do Divino.
A partir dessa diversidade, o público será conduzido pelos músicos/mediadores a compreender as origens desses instrumentos e sua inserção na musicalidade afrobrasileira.
Estação Utopia da Memória
A Estação Utopia da Memória é uma peça-instalação onde o público realiza percurso interativo mediado por cinco personagens vindas do futuro. O espaço cênico, composto de estações, apresenta fragmentos da memória social do Brasil, e as personagens buscam registrar a utopia das pessoas do tempo presente.
Ao final da experiência estética-sensorial-social, cada pessoa vai deixar o relato de sua utopia, por escrito, em desenho ou para câmera de vídeo. Os relatos sobre a utopia vão ser digitalizados e depositados em uma Cápsula do Tempo.
Cavalete Andante
A partir da interação com o espaço e na utilização de diversos suportes e materiais, os participantes serão convidados a explorar as possibilidades e os caminhos da pintura.
O Projeto Cavalete Andante leva a ação pintura a diferentes espaços não convencionais. A iniciativa tem como característica fundamental a mobilidade, para romper com os espaços fechados e individualizados, utilizando a cidade e os lugares ao ar livre como ateliê.
Oficina de escultura
A oficina abordará a ferramentaria de santo, tradicional do continente africano e aqui reelaborada e contextualizada pelas religiões de matriz africana. A construção de artefatos em chapas de metal (latão, alumínio) proporcionará ao público o contato com materialidades e processos de criação possíveis de abarcar diversos desdobramentos.
Por meio de procedimentos com recorte, relevo, junção de peças e acabamento, será analisada a produção de arte tradicional afrobrasileira para além da sua forma e função.
Balé Popular Cordão da Terra
Formado por dançarinos e músicos, o grupo apresenta em seu repertório diversos espetáculos voltados para as manifestações tradicionais brasileiras, como o Maracatu; Bumba-Meu-Boi; a Quadrilha Junina; Moçambique de Bastão; Carimbó e Cacuriá.
Splashcletas
Splashcletas é uma intervenção que propõe aos participantes uma experiência de criação visual colaborativa. As splashcletas são três bicicletas adaptadas para funcionar como “máquinas“ de pintura e são dispostas de frente para um painel onde as pinturas produzidas são expostas e constantemente substituídas pelos participantes. Cada pessoa é estimulada a levar para casa suas pinturas.
12h – Samba de Roda “Garoa do Recôncavo” da Casa Mestre Ananias
O samba de roda do Recôncavo Baiano é reconhecido como Patrimônio Imaterial e Oral da Humanidade (Unesco, 2005) e uma expressão encantadora da cultura popular brasileira.
O grupo Garoa do Recôncavo especializou-se no gênero do samba de roda, mantendo características comuns às formações tradicionais existentes na Bahia, como o canto em duas vozes e o uso da viola-machete como instrumento central. Com seu trabalho, o grupo busca preservar a tradição do samba chula, que hoje corre risco de extinção na sua região de origem.
16h30 – Show de Geovana
Grande sambista, mulher negra, cantora e compositora prestes a completar 70 anos de vida, Geovana é autora de sucessos como Ô Irene e Quem tem carinho me leva. Conviveu com nomes de peso da música brasileira e participou de momentos históricos, como as noites no Teatro Opinião e a fundação da Escola de Samba Quilombo dos Palmares e os movimentos de samba no Rio de Janeiro na década de 1960. Seus sambas foram gravados por Clara Nunes, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, dentre outros, e agora vive em São Paulo na cena independente, gravando um disco inédito com o apoio do Sindicato do Samba.
Caixa Belas Artes
14h40 – As Bicicletas de Belleville (Les triplettes de Belleville – 2003, França, 68min – Sylvain Chomet)
16h10 – O Invasor (O Invasor – 2001, Brasil, 97min – Beto Brant)
18h10 – Gritos e Sussurros (Viskningar och rop – 1972, Suécia, 91min – Ingmar Bergman)
Ingressos custam R$ 2,00 e R$ 1,00 (meia, para estudantes, correntistas do banco Caixa Econômica Federal, melhor idade).
CINEARTE | Conjunto Nacional
O cinema estará com ingressos com valor único de R$13,50 (valor de meia entrada) para todas as sessões durante a Paulista Cultural.
Espaço Cultural Conjunto Nacional
Exposições Paulista Cultural
Como uma homenagem ao Paulista Cultural e à própria Avenida Paulista, serão organizadas duas exposições fotográficas em parceria com a Associação Paulista Viva: uma ao ar livre, na fachada do Conjunto Nacional, e outra interna, em uma das galerias do edifício, além de apresentações de dança e música com temática relacionada à avenida.
Para realização das exposições, um grupo de fotógrafos foi pautado para registrar ao longo do mês de fevereiro imagens dos principais espaços culturais envolvidos na iniciativa, entre eles Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE São Paulo, MASP, Mirante 9 de Julho e Riviera.
A curadoria fará a seleção, ampliação e impressão de nome imagens (correspondentes a cada um dos locais fotografados) no formato 7m de altura x 4m de largura para serem expostas na fachada principal do Conjunto Nacional, voltada para a Avenida Paulista.
Nas galerias internas do edifício será montada uma exposição com imagens dos espaços culturais e da Avenida Paulista. Ambas as mostras permanecem em cartaz de 10 a 25 de março de 2018.
12h e 16h – Rap para a Avenida Paulista
O grupo de rap do Instituto Matéria Rima, de Diadema, faz uma apresentação musical do “Rap para a Avenida Paulista”
13h e 15h – Dança contemporânea
O Grupo Estações apresenta performances de dança contemporânea
Durante todo o dia da Paulista Cultural, a unidade da rua Augusta, estará com ingressos com valor único de R$18 (valor de meia entrada) para qualquer sessão.
Instituto Cervantes
Instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol, o Instituto Cervantes terá Feira Relâmpago com atividades variadas, incluindo mesa redonda, oficinas, músicas e comidas do mundo hispânico.
- Mesa redonda: As mulheres no mundo editorial
- Oficina Bordando letras em espanhol
- Criação de Lambe-Lambe
- Encadernação
- Música e comidas do mundo hispano
Livraria Cultura/Fnac Brasil
Entre as atividades especiais que serão oferecidas em vários pontos da avenida estão aula de teatro, tarde de jogos de tabuleiro, oficinas, contação de histórias e bate-papo com sessão de autógrafos.
11h – Aula gratuita de teatro para crianças e jovens com Escola Mutatis
Local: Teatro Eva Herz
11h – Tarde de jogos de tabuleiro com a Grow
Local: Loja Geek.etc.br – Conjunto Nacional
12h – Oficina de brinquedos da Toyster
Local: Espaço infantil
14h – Contação de histórias
Serão abordados os livros Coisa de menina e Coisa de menino, com Paula Dugaich e Pri Ferrari .
Local: Espaço infantil
14h – Oficina de Aviões de papel com a Catapulta
Local: Fnac – Espaço Kids
15h – Oficina de brinquedos da Araquarela
Local: Espaço infantil
16h – Contação de histórias Gildo e os amigos
Local: Fnac – Espaço Kids
16h – Bate-papo e sessão de autógrafos do livro Com o mar por meio – Uma amizade em cartas
A tarde de homenagem à obra de José Saramago e Jorge Amado terá participação de Pilar Del Río e Paloma Jorge Amado e será mediado por Lilia Schwarcz
Local: Deck (centro da loja)
16h – Oficina de culinária com a Kitchenaid: Aprenda a fazer macarrão de abobrinha e muito mais!
Local: Fnac – Espaço Casa&Design
17h – Oficina de brinquedos da Toyster
Local: Fnac – Espaço Kids
18h – Os Vilões de Shakespeare
Espetáculo pago. Serão distribuídos 80 ingressos gratuitos duas horas antes do espetáculo (às 16h), na bilheteria. Distribuição por ordem de chegada, sujeita à disponibilidade dos ingressos.
Local: Teatro Eva Herz
18h – Debate Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil
Participam da mesa Djamila Ribeiro, Duda Porto e Aryane Cararo.
Local: Deck (centro da loja)
Mirante 9 de Julho
Oficinas de moda e macramê, além de show de Carolina Zingler e Nuvens, com repertório de Jazz, Rock e Blues, fazem parte do roteiro do espaço.
12h30 às 15h30 – Oficina de Adereços de Cabeça com a educadora e estilista Cynthia Mariah
15h30 às 18h30 – Oficina de Macramê com o artista visual Denis Nunes
19h – Show da dupla Carolina Zingler e Nuvens, com um repertório de Jazz, Rock e Blues