Atenção Na Paulistanos! Usuários do iFood e da Rappi têm acusado um grupo de entregadores de praticarem golpes financeiros, com prejuízos acima dos R$ 1 mil. Um consumidor, ouvido pelo G1 e que mora na Paulista, afirma que foi vítima da fraude na compra de um milkshake e perdeu mais de R$ 6 mil.
O golpe funciona da seguinte forma: depois de o cliente fazer o pedido no aplicativo, uma pessoa telefona para a vítima se identificando como “funcionária da empresa”, dizendo que houve problema no pagamento do frete e que taxa deverá ser paga pessoalmente.
Quando o entregador chega, ele apresenta uma máquina de cartão com o visor danificado, o que impossibilita checar o valor cobrado. Nisso, é digitado um valor muito maior do que o anunciado e a vítima só descobre quando vê a fatura do cartão.
O Procon de São Paulo já notificou as duas empresas que lideram o segmento de delivery de comida por causa desta e de outras denúncias e promete pedir investigação policial. Rappi e iFood afirmaram que estão apurando os casos.
O iFood disse que fará o reembolso para quem sofreu o golpe, desde que apresente o boletim ocorrência e o extrato bancário comprovando a fraude.
Já a Rappi diz que devolução dos valores deverá ser feita pela operadora do cartão de crédito ou débito, o que é contestado pelo Procon.
GOLPE OCORRIDO NA PAULISTA
O administrador Giovani de Brito Junior, de 36 anos, afirma que foi vítima do golpe e que o prejuízo dele foi de R$ 6.004,99. O caso ocorreu na noite do último dia 13/04, quando ele pediu um milkshake em uma lanchonete localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.
Após realizar o pedido pelo app do iFood, Giovani afirma que recebeu um telefonema de uma pessoa que se identificava como funcionária da empresa, “dizendo que houve problema com o pagamento online da minha taxa de entrega e que eu teria que pagar mais entrega, mas que teria o reembolso no cartão”.
Giovani checou aplicativo do cartão de crédito após desconfiar da cobrança extra feita pelo entregador.
Ao receber o pedido, Giovani afirma que colocou o cartão de crédito em uma máquina portátil, de um modelo que sincroniza com o celular, mas no visor dela não aparecia o valor cobrado.
Questionado, o entregador disse que o aparelho estava com problema, mas que o montante poderia ser verificado em outra maquininha, que apresentou para a vítima e que estava com o valor de R$ 4,99.
Minutos depois da entrega, o administrador desconfiou e foi checar a fatura do cartão. Nisso, encontrou o pagamento dos R$ 6 mil, feito em nome de Nikolas, que, segundo a vítima, não era o mesmo nome do entregador que apareceu no app.
Giovani de Brito Junior foi vítima golpe aplicado por um entregador — Foto: Arquivo Pessoal
Giovani registrou um Boletim de Ocorrência, cancelou o cartão de crédito, fez queixa ao Procon e procurou o iFood, que, em um primeiro momento, afirmou que não tinha responsabilidade sobre o caso e que a questão deveria ser resolvida pela operadora do cartão.
Após ser procurado pelo G1, no iFood entrou em contato com Giovani e o cliente disse que foi reembolsado pela empresa.
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