Ícone do site Na Paulista e Região

NOSSA QUERIDA AVENIDA PAULISTA COMPLETA 132 ANOS

foto portal radar

Criada em 1891, via se transformou, deixando de ser lar de barões do café para se transformar em importante centro financeiro e cultural de São Paulo.

A Avenida Paulista completa 132 anos nesta sexta-feira (8). Para celebrar o aniversário, um coral apresenta canções natalinas às 11h neste sábado (9), na escadaria da Fundação Cásper Líbero, enquanto que, no domingo (10), será a vez da Banda Sinfônica da Polícia Militar, também às 11h, em frente ao shopping TOP Center.

Um dos maiores símbolos de São Paulo, a via foi fundada em 1891, tem 3 km de extensão e liga o bairro Paraíso à Rua da Consolação.

O Museu de Arte de São Paulo – MASP, o Edifício Gazeta e o Parque Trianon estão entre os principais pontos turísticos que se encontram na via. A torre Maria Helena Mendes de Barros Saad, popularmente conhecida como torre da Band, também pode ser apreciada de lá.

A avenida foi idealizada pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, que dá nome a uma das ruas da região.

Quando criada, abrigava famílias de barões do café em palacetes e casarões imponentes, mas ao longo dos anos foi ressignificada, e, atualmente, é um dos maiores centros financeiro e cultural da América Latina.

Aproveitando o clima natalino, a Avenida Paulista também faz parte do Natal Iluminado, com peças decorativas nas calçadas, incluindo uma árvore de 13 metros.

Localizada no coração de São Paulo, a Av. Paulista é um polo vibrante de cultura, entretenimento e economia. A Paulista Cultural é uma iniciativa que une sete instituições incríveis ao longo de seus quase 3 km: Casa das Rosas, Japan House São Paulo, Sesc Avenida Paulista, Itaú Cultural, Centro Cultural Fiesp, MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e Instituto Moreira Salles – IMS Paulista!

Ao longo dos anos, a avenida viu surgir prédios residenciais, edifícios comerciais e transformou-se no centro financeiro da cidade. Nos anos 1990, consolidou-se como um espaço de lazer cultural, recebendo diversos centros culturais e a expansão do metrô.
Atualmente, a Paulista tem se destacado por ter seus espaços ocupados de maneira mais humana e cidadã, com as ciclovias, a abertura para pedestres aos domingos e, ainda, por ser um símbolo da diversidade.

🎉 Convidamos a todos a explorar esse corredor cultural! Visite cada uma dessas instituições e descubra a riqueza cultural da avenida!

🎈Parabéns, Avenida Paulista!!