acontece

MUSEU DO FUTEBOL E METRÔ: EXPOSIÇÃO DE CAMISAS DE FUTEBOL

A ocupação As Camisas que a Várzea Veste: do Bom Dia São Paulo ao Museu do Futebol acontece no foyer do museu, com acesso gratuito, das 9h às 17h. Localizado no Estádio do Pacaembu nos dias 9 e 10 de dezembro, o Museu do Futebol exibe uma seleção de camisas de times de várzea recebidas pelo ‘Bom Dia São Paulo’, da TV Globo. São 30 peças selecionadas entre as mais de 100 que o telejornal ganhou e mostrou no ar ao longo do ano, representando vários bairros da capital paulista e outras localidades da grande São Paulo.

Para a ocupação, foram escolhidas 30 camisas, agrupadas em sete temas: Os Brabos, As Minas, os Zoeiros, De Todo o Canto, Sem Igual, Todas as Cores e Histórico. A ideia é que a seleção represente várias regiões da cidade, times masculinos, de mulheres e de pessoas LGBTQIAP+, origens diversas e também a variedade estética dos uniformes, que abusam das cores e da criatividade. Além dessas, o ‘Bom Dia São Paulo’ criou uma camisa especial do programa para compor a ocupação.

Além da ocupação com as camisas, no dia 9 (sábado) haverá um bate-papo sobre o futebol de várzea na cidade de São Paulo, a partir das 14h. A roda de conversa tem a participação de Dennis Queiroz, comerciante e um dos atletas mais vitoriosos do futebol de várzea paulista; Maria Amorim, idealizadora da Liga Feminina de Futebol Amador, do Projeto Social Futvida e também atleta e dirigente do futebol de várzea; e Everton Apolinário, pesquisador do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, e ele também atleta da várzea. A mediação será do apresentador Alessandro Jodar. A conversa acontece no auditório do Museu do Futebol, também com entrada gratuita.

A equipe do BDSP vai mostrar o crescimento do futebol feminino na várzea e como ele vem se transformando em ferramenta do empoderamento de mulheres; o processo de criação e produção de camisas para os times; além de resgatar a história da modalidade: pouca gente se dá conta, mas o primeiro jogo de futebol oficialmente realizado no Brasil, em 1895, aconteceu na área então chamada de Várzea do Carmo, organizada por ninguém menos do que Charles Miller.

No Metrô, camisas de dezenove dos mais tradicionais times de várzea do futebol paulista serão expostas, a partir do dia 9 de dezembro, no Espaço Cultural da estação Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha. A mostra “As camisas que a várzea veste – do estúdio do Bom Dia São Paulo para os trilhos do Metrô” é promovida pela Linha da Cultura do Metrô, em parceria com a TV Globo e o Museu do Futebol.

Mensalmente, a Linha da Cultura do Metrô promove um vasto repertório de atividades artísticas nas estações com o intuito de democratizar a cultura e melhorar a experiência de viagem dos passageiros. A exposição ficará em cartaz em Itaquera até o dia 14 de janeiro e pode ser conferida durante o horário de funcionamento do Metrô, das 4h40 à meia-noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *