O Museu da Casa Brasileira (MCB) já tem um novo endereço definido. Após o anúncio de desocupação do Solar Fábio Prado, casarão na Avenida Faria Lima, a instituição se mudará para a Casa Modernista, na Vila Mariana.
A Secretaria da Cultura e Economia Criativa anunciou nesta quarta-feira (5) que o novo lar do MCB passará por um projeto de restauração que deve levar pelo menos 24 meses até ser inaugurado oficialmente — não há um prazo para a abertura. A reforma é estimada em R$ 25 milhões.
Enquanto isso, o acervo, que pertence ao Estado, será transferido para uma reserva técnica ou exposto no Museu do Ipiranga — a definição deve sair até o fim deste mês.
Localizada na Rua Santa Cruz, a Casa Modernista foi projetada pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik em 1927 e construída em 1928. É considerada a primeira residência modernista do país. Recebe ocasionalmente exposições, mas sem grande papel na cena artística.
O MCB deixou o casarão na Faria Lima após decisão em comum acordo entre a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Fundação Padre Anchieta (FPA), proprietária do edifício, pela rescisão do contrato, inicialmente previsto até 2026.