Para celebrar os 60 anos da imigração coreana no Brasil, o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) preparou uma lista incrível de filmes e curta-metragens especiais para a 12ª Mostra de Cinema Coreano.
A edição de 2023 acontece na cidade de São Paulo e conta com 10 longas e 20 curtas-metragens, com exibições no Museu da Imigração (dias 2 e 3 de dezembro), Museu da Imagem e do Som (de 28 de novembro a 3 de dezembro) e Petra Belas Artes (dias 30 de novembro e 6 de dezembro).
Na lista, histórias que abordam a vida dos imigrantes coreanos, tanto no passado como no presente, incluindo aqueles que viveram ou continuam morando na Coreia do Sul. O evento também terá rodas de bate-papo com alguns diretores, como o americano-coreano Joseph Juhn, dos filmes Jeronimo e Choson, o diretor suíço-coreano Shin Hae-sup, dos filmes Anna’s Comrade e Forgotten Familiarity, e as brasileiro-coreanas Paula Kim, Kyu-seok Lee e Lira Kim.
No Museu da Língua Portuguesa haverá uma série de atividades ao longo de todo o sábado para celebrar os 20 anos da Oficina de Leitura João Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Serão exposições, oficinas, roda de leitura e apresentações musicais relacionadas ao escritor, revelando outras facetas do autor. Todas as atividades são gratuitas.
Já para as crianças, o Museu da Imagem e do Som realiza a maratona infantil com a megaexposição “Terror no cinema”. Entre as atividades, destacam-se contações de histórias, espetáculos musicais e de mágica, sessões de cinema e muito mais. As atividades acontecem das 10h às 17h e a entrada é gratuita.