acontece

MOSTEIRO DE SÃO BENTO COMPLETA 425 ANOS

Neste 8 de dezembro, o Mosteiro de São Bento, na região central de São Paulo, completou 425 anos de fundação. O dia de Ação de Graças foi marcado por uma Missa presidida pelo Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo. A Igreja cresceu junto com a capital paulista.
O primeiro monge beneditino a chegar em São Paulo foi Frei Mauro Teixeira O.S.B. em 1598. Desde então, a presença beneditina passa a marcar o cotidiano da nascente Piratininga colonial. Fundada a Ermida na Taba do Cacique Tibiriçá, passados 425 anos, ainda é marcante a presença monástica no centro da metrópole.

O Mosteiro de São Bento é um local histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, no Centro da cidade de São Paulo, no Brasil. O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento . Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl (1875-1955).
O terreno escolhido era um dos melhores da povoação, localizando-se no alto do morro, entre o rio Anhangabaú e o rio Tamanduateí, onde antes havia residido a casa do cacique Tibiriçá. A construção começou a ser levantada a partir de 1600, quando a Câmara Municipal validou oficialmente a carta de sesmaria, que concedia permissão do governo de Portugal para o uso de tais terras.

Os religiosos acolhem os que vêm à procura de oração, retiro, orientação espiritual ou confissão.
Referência em religiosidade, arte, cultura e patrimônio, o Mosteiro de São Bento de São Paulo é um dos monumentos mais visitados e admirados da capital.

Para iniciar as comemorações da efeméride, é lançada a marca do Jubileu, inspirada na grande imagem do Patriarca São Bento que na fachada principal da sua Igreja, abençoa a São Paulo de sempre. Na sua mão esquerda empunha a férula que representa a Cruz e o Arado, traduzindo assim a máxima beneditina “Ora et labora” – Reza e trabalha.

Em maio de 2007, o mosteiro hospedou o papa Bento XVI em sua primeira visita ao Brasil. Com a cobertura internacional gerada pelo interesse que a visita despertou, o Mosteiro ganha projeção, o que pode desenvolver o turismo religioso e cultural na cidade.

Além da catedral, da faculdade e do colégio, o mosteiro conta também com uma padaria em suas habitações, onde são fabricados, pelos próprios monges, pães, bolos, biscoitos, geleias, chocolates e cervejas artesanais. As receitas são muito bem guardadas e só são passadas de monge para monge pois não se pode perder a tradição. Em relação aos preços, comparado com uma padaria tradicional, pode-se considerar bem alto, porém todos os seus produtos são feitos com total qualidade.

Os produtos mais procurados são: os pães, que na sua composição tem mandioquinha, os benedictus que é um pão de mel recheado com geleia de morango, e também como mais procurados tem os bolos, que fogem do estilo tradicional, como por exemplo a receita suíça do bolo de nozes com maçã.

Na lojinha pode se encontrar livros, imagens sagradas, medalhas de São Bento, e cd’s de canto gregoriano gravados pelos monges, como o Cantus Selecti que é uma compilação de orações em latim cantadas em gregoriano.
Além da loja anexa ao Mosteiro, há também um café avulso localizado no bairro dos Jardins, na Zona Oeste de São Paulo.

Mosteiro de São Bento
Largo de São Bento, s/nº – Centro – São Paulo
telefone (11) 3328-8799
E-mail: mosteiro@mosteiro.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *