O espetáculo Devora, que estreou na quarta-feira (20) no Teatro Espaço Elevador, encena a história uma mulher que sofre de transtornos alimentares. Protagonizado por Fefê Marques e dirigido por Vanise Carneiro, o monólogo enaltece a diversidade de corpos e mergulha nas profundezas dos distúrbios de alimentação, abordando temas como anorexia, compulsão alimentar e bulimia.
Com uma pitada de humor ácido, a obra mistura elementos da vida de Fefê, relatos de outras mulheres e recursos ficcionais para compor um panorama do distúrbio, abordando a relação das mulheres com o próprio corpo desde a Idade Média até a contemporaneidade. Teatro, performance, dança e recursos audiovisuais compõem a obra, que parte de um texto não linear para retratar os diferentes modelos de corpo ideal ao longo do tempo (55min).
Transtornos alimentares são condições que envolvem perturbações no comportamento alimentar, podendo ser influenciados por fatores metabólicos, fisiológicos, econômicos e psicológicos.
Esses distúrbios, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, obesidade, ortorexia, entre outros, são considerados doenças mentais graves e muitas vezes fatais, afetando não apenas a saúde física, mas também a saúde emocional das pessoas. Os transtornos alimentares podem levar a comportamentos alimentares irregulares, como restrição extrema de alimentos, compulsão alimentar e métodos compensatórios prejudiciais, como vômitos, uso de laxantes ou exercícios físicos excessivos.
É essencial buscar ajuda profissional, pois o tratamento adequado, que envolve uma equipe multidisciplinar, é fundamental para lidar com essas condições e promover a recuperação dos indivíduos afetados.
Teatro Espaço Elevador – Até 4/4
Rua Treze de Maio, 222, Bela Vista.
☎ (11) 3477-7732.
Quarta e Quinta, às 20h – R$50,00 pelo Sympla
Aqui você fica sempre bem informado de como cuidar da saúde mental também!
Se gostou, já compartilha com os amigos!
#napaulista