O Metrô de São Paulo informou que a partir da próxima segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, as bilheterias de 16 estações do sistema metroviários passam a funcionar com horário reduzido, abrindo mais tarde e fechando mais cedo.
São estações que recebem pouco fluxo de passageiros em alguns casos, mas também outras de maior movimento como Santa Cruz (integração com a Linha 5-Lilás), Clínicas (perto da Avenida Paulista) e Brás (integração com as linhas da CPTM).
De acordo com a companhia, “a medida também leva em conta que a maior parte dos acessos à rede se dá por cartões de transporte (Vale Transporte, Bilhete Único, Bilhete TOP), bem como a possibilidade de compra nas máquinas de autoatendimento, por celular ou rede credenciada”. Nestas 16 estações o atendimento passará a ser das 6h até 22h, deixando por quase quatro horas todos os dias, as pessoas sem este importante serviço.
Ou seja, o passageiro deve então ao chegar nestes locais e encontrando a bilheteria fechada, comprar um QR Code nos terminais de auto atendimento ou pelo aplicativo do TOP, além de recarregar o seu cartão.
Coincidência ou não, às 22 horas é o horário em que trabalhadores do turno da madrugada assumem e seguem até às seis da manhã do dia seguinte. Isto evidencia a falta de funcionários e ou contenção de despesas, já que em várias estações as bilheterias possuem o atendimento terceirizado.
Como o Diário dos Trilhos mostrou, desde 2015 a estatal metroviária vem demitindo pessoas e não repondo o número, resultando em um aumento das terceirizações em setores como operação, bilheteria e manutenção, como o caso do processo em andamento para contratar empresa de manutenção nos trens da Linha 15-Prata.
Segundo o Relatório Integrado do Metrô de 2022, o mais recente, entre os anos de 2021 e 2022, a companhia perdeu mais 402 trabalhadores, chegando ao número de 7.336 colaboradores, o menor desde 2015.
O Metrô afirma que as máquinas de autoatendimento continuam disponíveis em todas as estações, inclusive nas estações que terão o horário das bilheterias alterado.
ESTAÇÕES COM MUDANÇA DE HORÁRIO DA BILHETERIAS
Linha 1-Azul: Tiradentes, Carandiru, Vila Mariana e Santa Cruz;
Linha 2-Verde: Sumaré, Chácara Klabin, Alto do Ipiranga e Clínicas;
Linha 3-Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Pedro II e Brás;
Linha 15-Prata: Oratório, São Lucas, Camilo Haddad e Fazenda da Juta.
Fonte: Diário dos Trilhos