Ícone do site Na Paulista e Região

MAC CELEBRA O CENTENÁRIO DE LUIZ SACILOTTO EM MOSTRA

foto Almeida e Dale

O Museu de Arte Contemporânea da USP celebra o centenário de Luiz Sacilotto (1924-2003) com a reunião de 113 obras do artista na mostra Sacilotto: cor, movimento, partilha.

Nascido em Santo André, o artista foi um dos pioneiros da arte concreta no Brasil, representada na exposição por obras como Vibrações Verticais (1952) e outras da série Concreção – três delas retornam ao Brasil pela primeira vez após serem incorporadas ao acervo de duas instituições americanas.

O maior foco da mostra é, porém, a produção realizada entre a década de 1970 e o final da vida do artista, quando mergulha na experimentação cromática, óptica e cinética.

Luiz Sacilotto faleceu dia 9 de fevereiro de 2003, deixando um grande acervo. Criou e viveu arte por mais de seis décadas. Seu legado e inspiração, resultados de uma vida entre tintas, telas e diversos outros materiais, seguem vivos. Deixou cerca de 1.500 peças, entre telas, esboços, desenhos, gravuras, esculturas e outros trabalhos, incluindo obras públicas.

Além de ter obras na Espanha e Estados Unidos, Sacilotto é responsável por deixar também sua cidade Santo André mais bonita. Suas peças estão espalhadas em alguns pontos da cidade para serem vistas pela população. Ele é considerado o maior tesouro dessa cidade.

 

MAC USP
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera.
☎ 2648-0254
Ter. a dom., 10h/21h. Grátis. Até 26/1/25
mac.usp.br

 

Fonte Veja SP