Gigante dos cosméticos, a marca O Boticário está lançando uma loja em que resíduos recicláveis poderão ser usados como forma de pagamento. A iniciativa temporária acontece em meio às comemorações do Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio.
Conscientizar sobre a importância da reciclagem enquanto promove a economia circular não é algo simples para uma empresa de grande porte. Entretanto, o Grupo Boticário já possui o maior programa de logística reversa no varejo de beleza do Brasil em pontos de coleta, o Boti Recicla. É nesse contexto que a nova ação criada pela agência de publicidade LePub vem se somar.
Inédito no Brasil, a iniciativa transforma “lixo” em uma moeda de troca valiosa. Entre os dias 23 a 25 de maio, qualquer pessoa poderá levar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos para a loja-conceito da Boticário, localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo.
A loja “Boti Recicla Store” contará com uma balança exclusiva, que está sendo desenvolvida integralmente pela marca, desde a carcaça até a tecnologia embarcada, para calcular os créditos de troca com base no peso dos resíduos. A troca é feita na hora.
Para além desta ação pontual, as lojas da marca recebem embalagens vazias de cosméticos ao longo de todo o ano. Criado em 2006, o programa Boti Recicla já conta com mais de quatro mil pontos de coleta em todo o país e todas. As embalagens devolvidas por clientes e revendedores são encaminhadas para 15 destinatários, em sua maioria cooperativas de reciclagem, que realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
Ainda nessa temática, a marca se uniu ao Google com o propósito de ajudar as pessoas a encontrarem informações atualizadas sobre pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades, por meio do Google Maps.
A funcionalidade permite localizar endereços de coleta e identificar, com clareza, quais tipos de materiais são aceitos em cada ponto. São mais de 10 mil pontos mapeados de coleta na plataforma, facilitando o descarte correto de resíduos em todo o Brasil.
O Boticário ainda tem investido em inovação para transformar seus espaços físicos. As chamadas “lojas sustentáveis” incorporam, em sua estrutura, pelo menos uma tonelada de plástico reciclado. Cada uma é projetada para ser 50% mais leve e 40% mais eficiente em termos térmicos, com o uso de plásticos reciclados e de baixa reciclabilidade, como isopor e tecido.
Além disso, a marca também desenvolveu, junto à Mão Colorida, a chapa sustentável, um material que substitui o MDF no mobiliário das lojas e é produzido com resíduos de baixa reciclabilidade.
Nas embalagens, a linha Botik utiliza vidro âmbar composto por 10% de cacos industriais, 55% de vidro virgem e 35% de vidro reciclado pós-consumo (PCR). Já na linha Intense, o uso de invólucro monomaterial nos batons bala permite que o produto seja totalmente reciclável — uma iniciativa pioneira no setor de beleza.
Outro destaque é o Arbo Puro, uma fragrância traz uma tampa produzida com polipropileno (PP) de segunda geração, fabricada a partir de matéria-prima renovável e certificada pelo ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). O material é obtido a partir de rejeitos de óleo de cozinha e gorduras, coletados de indústrias de alimentos e restaurantes, substituindo o uso de óleo fóssil virgem, proveniente do petróleo.
Todas essas ações ganham relevância diante de um cenário preocupante: atualmente, o Brasil recicla apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos gerados no país, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2024. O número revela um desafio estrutural na gestão de resíduos e reforça a importância de iniciativas que promovam a conscientização ambiental, a coleta seletiva e a participação ativa da população em práticas sustentáveis.
Fonte Ciclo Vivo