O grupo “Bumba Meu Boi de Maracanã” se apresentou, na manhã da terça-feira (29/4), no vão da FIESP, na avenida Paulista, na zona central de São Paulo.
A intervenção cultural disseminou o folclore e a cultura do São João do Maranhão, uma mistura das tradições indígenas e africanas.
Ainda na terça, às 19h, o grupo se apresentou no Villagio JK, na zona sul, para consolidar uma das principais manifestações culturais do Maranhão no calendário brasileiro de festas.
“Vamos levar as nossas atrações culturais a São Paulo, como foi no Rio de Janeiro. Temos uma infinidade de atrações culturais. Estamos tendo a oportunidade de mostrar, mais uma vez, o maior São João do Mundo a importantes estados como São Paulo e Rio de Janeiro”, destacou o governador Carlos Brandão.
O São João do Maranhão inclui cinco sotaques (conjunto de ritmos e estilos) diferentes de bumba-meu-boi, além do cacuriá, quadrilha, grupos de tambor de crioula, entre outras manifestações culturais.
Segundo o Governo do Estado do Maranhão, as festas são celebradas tanto na capital do estado como em pequenos municípios do interior.
O local escolhido para a divulgação foi a avenida Paulista, por ser o principal palco para movimentos culturais, apresentações ou greves, do estado de São Paulo.
Fonte Gazeta SP