acontece

Frei Betto participa de conversa com o público Na Paulista

Marcada para o dia 4 de fevereiro, a fala será inspirada na exposição Susan Meiselas: mediações, em cartaz no IMS Paulista

Neste dia 4 de fevereiro (terça-feira), às 19h30, o escritor e frade dominicano Frei Betto participa de um bate-papo com o público no IMS Paulista. Ele falará sobre os cruzamentos entre a fé cristã e os ideais revolucionários na Nicarágua e na América Latina. A conversa, que é gratuita, terá como ponto de partida uma imagem exibida na mostra da fotógrafa Susan Meiselas, em cartaz no centro cultural.

Intitulada O homem-motolov, a famosa fotografia foi clicada em 1979, quando Meiselas documentava a revolução sandinista, na Nicarágua, uma das principais coberturas de sua carreira. A imagem mostra o guerrilheiro Pablo de Jesus “Bareta” Araúz lançando um coquetel molotov. A fotografia foi publicada na imprensa internacional e em inúmeros panfletos, tornando-se um símbolo nacional da revolução.

Na época, a imagem virou inclusive capa de uma revista de cristãos católicos revolucionários distribuída no país, em apoio aos sandinistas. Durante o bate-papo, que acontece no próprio espaço expositivo, Betto comentará a aproximação entre a fé cristã e os levantes na América Latina, abordando a maneira como fé e revolução se relacionam com a imagem.

Autor do livro Nicarágua livre: o primeiro passo, Betto assessorou o governo sandinista, no ano de 1980, em programas de educação popular e na relação cristianismo-marxismo. Seu bate-papo com o público faz parte da série Conversa na galeria, que promove encontros com críticos, artistas e pesquisadores nos espaços expositivos do IMS.

Mais sobre Frei Betto

Escritor e frade dominicano, Frei Betto é um dos expoentes da teologia da libertação no Brasil. Escreveu inúmeros livros, como Batismo de sangue (prêmio Jabuti em 1982) e Cartas da prisão sobre o período de seu encarceramento durante a ditadura militar. Premiado no Brasil e no exterior por sua defesa dos direitos humanos, é articulista do jornal O Globo e assessor de movimentos pastorais e sociais.  

Mais sobre a mostra

Em cartaz até 16 de fevereiro, a retrospectiva apresenta a produção da consagrada fotógrafa norte-americana Susan Meiselas (1948), integrante da agência Magnum. A seleção traz um panorama de sua obra em quatro décadas, das suas fotos de strippers viajando pela Nova Inglaterra até suas famosas imagens da Revolução Sandinista, na Nicarágua, e seu extenso trabalho com a comunidade curda.

Serviço

Conversa na galeria com Frei Betto
4 de fevereiro (terça-feira), às 19h30
Galeria 2

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes do evento e limite de 1 senha por pessoa

Susan Meiselas: mediações
Visitação: até 16 de fevereiro de 2020
Galeria 2
Entrada gratuita
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo
Tel.: 11 2842-9120
imspaulista@ims.com.br

Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *