Edição de 2020 contará com um pavilhão específico para quem deseja fazer o ensino superior em outro país
Cerca de 40 mil pessoas são esperadas no evento que acontecerá no mês de março em 6 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba e contará com mais de 300 instituições representadas.
Neste ano o destaque é a ExpoPós, uma área destinada especialmente para quem tem a intenção de fazer graduação e pós-graduação no exterior, um perfil que cresceu muito entre os visitantes nos últimos anos.
Para atender essa turma, o Salão contará com a presença de representantes de diversas instituições internacionais de ponta, como a University of London, no Reino Unido, uma das universidades de ponta para pesquisa intensiva do mundo, as mais conhecidas universidades Portuguesas, como Universidade de Coimbra, Lisboa e Porto, e algumas das melhores universidades americanas do mundo, como a University of California, University of Miami e a Columbia University de Nova Iorque, membro da Ivy League, entre muitas outras.
Outro detalhe importante nesta edição é a presença de organizações governamentais, como o Study in Japan, o Campus France, o Study in Argentina, o EducationUSA, o DAAD, a Education in Ireland e os Consulados dos Estados Unidos, África do Sul e de Portugal. Mas o evento não é destinado apenas a quem vai fazer ensino superior fora do Brasil. A turma que pretende fazer outra opções de intercâmbio, como high school ou curso de verão ou se matricular em escolas de cinema, teatro e musical também vai encontrar todas as informações necessárias no evento. Também estarão disponíveis diversos cursos de idiomas, uma dos mais procurados em termos de ensino no exterior.
O mesmo vale para quem está interessado em fazer o ETS Educational Testing Service, conhecido como TOEFL, teste de inglês que é necessário para ingresso nas universidades. E quem acha que as condições financeiras não estão muito favoráveis para estudar fora poderá ter uma boa surpresa, já que são oferecidas facilidades no pagamento, como parcelamento, e o dólar está congelado. Alguns cursos, aliás, são mais baratos do que se imagina. Outros detalhes interessantes é que a nota do Enem é aceita em todas as instituições superiores Portuguesas e existem opções de cursos on-line que exigem presença física apenas uma ou duas vezes por ano.
Destaque para Portugal e Alemanha
Os dois países têm participação especial este ano. Portugal contará com cerca de 40 instituições, entre universidades, faculdades e institutos politécnicos. Já a Alemanha, que é o país de honra desta edição, contará com dezenas de instituições que vão desde o ensino médio até a graduação e pós-graduação. O DAAD, que funciona como um órgão de aconselhamento estudantil para aqueles que desejam estudar no país, estará dando mais informações sobre as oportunidades de estudo e pesquisa no país.
ANOTE NA AGENDA
Salão do Estudante 2020
São Paulo – 7 e 8 de março
Local: Centro de Eventos do Colégio São Luis
Endereço: Rua Luís Coelho, 323 – Consolação
Horário: 14h às 18h30
A entrada é gratuita e pode ser feita no site: www.salaodoestudante.com.br