Ícone do site Na Paulista e Região

EXPOSIÇÃO IMERSIVA GRÁTIS AOS SÁBADOS NA PINACOTECA

foto site alice pelo mundo

Embarquem com as crianças em uma jornada sensorial, onde colchões multicoloridos, videoinstalações e intervenções urbanas ganham vida e convidam a todos a explorar o universo criativo da artista. A mostra panorâmica, Marta Minujín: Ao Vivo, traz mais de cem obras da artista latino-americana, abrangendo desde 1963 até os dias atuais.
A exposição imersiva acontece no 1º andar da Pinacoteca de São Paulo até 28 de janeiro de 2024, de quarta a segunda, das 10h às 18h, sendo que de quinta-feira o horário é estendido até às 20h. Aos sábados, a visitação é gratuita!
As crianças irão conhecerão a Escultura de los deseos, um inflável gigante de 17 metros que os receberá logo no estacionamento, em seguida avistarão a Galeria Blanda, onde colchões e projeções se unem para criar uma experiência imersiva. O clima descontraído dessa exposição pode se tornar uma oportunidade de despertar o interesse das crianças pela arte.
A mostra apresenta momentos da carreira de Marta Minujín, incluindo sua pesquisa sobre a comunicação e seu potencial disseminador, representados por obras como “Simultaneidad en simultaneidad” (1966) e “Leyendo las noticias en el Río da Plata” (1965), expostas na 4ª sala. Destaque para “Comunicando con tierra” (1976), com o impactante “Nido de hornero”, um ninho de joão-de-barro gigante.
Além disso, os visitantes têm a chance de explorar videoinstalações e fotoperformances, como a intrigante “El pago de la deuda externa argentina con maíz” (1985), que também faz parte dessa experiência. A exposição “Marta Minujín: Ao vivo” destaca ainda intervenções urbanas que ganham evidência, mostrando como a arte pode estar presente no cotidiano das grandes cidades.
Nascida em Buenos Aires, em 1943, Marta Minujín alcançou grande consagração na Argentina e no cenário internacional. Embora tenha sido associada ao movimento pop, sua produção artística é multidisciplinar, combinando aspectos da arte pop com happening e arte conceitual.
Hoje, a artista-personagem continua produzindo arte, transitando entre diversas linguagens, escalas, circuitos artísticos e sociais. Com óculos espelhados e personalidade extravagante, Marta Minujín figura em capítulos importantes da história da arte, passando pelo novo realismo, pop art, conceitualismos, arte pública e multimeios.

Exposição “Marta Minujín: Ao Vivo” na Pinacoteca de SP
até 28/01
de quarta a segunda, das 10h às 18h, sendo que de quinta-feira o horário é estendido até às 20h
Preços: R$30 (inteira) e R$15 (meia) | gratuito aos sábados e às quintas após às 20h

Pinacoteca
Praça da Luz, 02, Bom Retiro – São Paulo
Telefone: 11 3324-1000
Site: ter.li/pinacotecasp