Não é só você que está lendo menos. Houve uma diminuição significativa no hábito de leitura entre os brasileiros, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, publicada em novembro de 2024. Pela primeira vez na série histórica, a proporção de não-leitores superou a de leitores: 53% da população não leu nenhum livro, seja impresso ou digital, nos três meses anteriores à pesquisa. Isso representa uma redução de 6,7 milhões de leitores em quatro anos. Para ajudar a mudar esse cenário, o Shopping Center 3, está lançando a campanha “Caminhos da Leitura” para incentivar a leitura e a troca de livros usados.
Em um momento em que rolar o dedo na tela do celular é muito mais comum do que folhear páginas de livros, a importância de estimular a leitura dispensa explicações. O Shopping Center 3 se uniu ao Projeto Ciranda do Saber, empresa social que já realiza um trabalho de incentivo à leitura por meio da doação de livros para ONGs, distribuição em locais públicos, eventos literários e projetos sociais.
A campanha tem início com a doação inicial de mil livros que ficarão à disposição dos visitantes do centro comercial. A Ciranda do Saber fará a reposição a cada quinze dias.
“Procuramos manter acesa a chama da cultura, conhecimento e educação entre os nossos visitantes”, diz Maurício Romiti, Diretor Administrativo da Nassau Empreendimentos, que administra o estabelecimento.
Como adquirir ou doar livros
Para quem mora em São Paulo ou está visitando a cidade, a dinâmica é simples: basta ir até o Piso Augusta do Center 3 e escolher um título de preferência. Não há contrapartidas, mas a ideia é que, se possível, o leitor leve outro livro para colocar no lugar. Desta forma, há uma rotatividade de livros, economia e ainda a possibilidade de promover a socialização entre os visitantes.
Brain rot
A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” aponta que a média anual de livros lidos por pessoa passou de 4,95 em 2019 para 3,96 em 2024. Considerando apenas livros lidos integralmente, a média é de 0,82 por entrevistado. O percentual de leitores brasileiros já era baixo, mas a situação está piorando. Apesar da vida corrida, outros estudos indicam que o tempo que poderia estar sendo gasto em leitura é consumido pelas redes sociais.
Em dezembro do ano passado, a Oxford University Press anunciou que a palavra do ano era “brain rot“, o que, em tradução literal, significa apodrecimento cerebral. A expressão se refere à deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente em decorrência do consumo excessivo de material considerado trivial e de baixa qualidade na internet. A sobrecarga de informações digitais, nem sempre úteis, leva a um estágio de cansaço, que, apesar de não ser um diagnóstico clínico, é perceptível em tempos de tantos estímulos on-line.
O projeto no C3 pode ser o pontapé para quem prometeu ler mais neste ano. Que tal trocar histórias resumidas para caber no reels para imergir em longas histórias, sejam biográficas, documentais, de ficção ou seja qual for o assunto de seu interesse? O projeto no Center 3 tem início na próxima terça-feira (25) e não há data para o término.
Caminhos da Leitura do Shopping C3 – Doação e troca de livros
Início em 25/02 (projeto permanente)
Shopping Center 3 – Avenida Paulista – Piso Augusta
das 08h às 22h00
Gratuito e aberto ao público em geral
Fonte Ciclo Vivo