A exposição “Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico”, sobre inteligência artificial, está em exibição no Itaú Cultural, na Avenida Paulista. A mostra fica em cartaz até 19 de maio. As obras exploram características do processamento de dados, digital ou não.
A ideia é propor um olhar artístico para as questões do relacionamento e do diálogo entre o natural e o humano. Os sistemas, por exemplo, de forma não consciente, aprendem e respondem com diversas soluções. O questionamento que a exposição traz é que, em breve, haja máquinas cibernéticas verdadeiramente conscientes.
Entre as obras está a Borgy&Bes, que discute a consciência robótica e os limites da aprendizagem — com olhar artístico. A obra é uma iniciativa da fundação LABORATORIA Art & Science, em parceria com a Kaspersky Lab, empresa de segurança digital.
Ela é composta por duas lâmpadas hospitalares capazes de ler e debater entre si as notícias atuais – o nome é composto pelos nomes das lâmpadas: Borgy (uma referência a ciborgue) e Bes (espírito da mitologia eslava retratado na obra “Demons” de Fyodor Dostoiévski).
O comportamento e comunicação verbal de Borgy & Bes são governados por redes neurais artificiais e um algoritmo que está em evolução. O artista trabalhou com neurocientistas e técnicos robóticos para desenvolver as “personalidades” de Borgy e Bes. Tal como seres humanos, eles têm a necessidade de comunicação, descanso, segurança e amor.
Os movimentos dos robôs expressam suas emoções, que surgem conforme a dupla discute as notícias que capturam nas redes. O artist diz, que “eles estão aprendendo sobre nós — é como se fossem visitantes alienígenas”. Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor como os dois equipamentos conseguiram ser programados para interagir entre si.
Serviço
Mais informações sobre a exposição, acesse: http://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/arte-e-tecnologia-sao-tema-da-exposicao-consciencia-cibernetica
Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico
Até domingo, 19 de maio, de 2019
Terça a sexta 9h às 20h
Sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Entrada gratuita
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP
Próximo à estação Brigadeiro do metrô