Uma antena de 40 metros de altura com as cores do arco-íris em neon habitou o topo do Edifício Saint Honorè, na Avenida Paulista, durante 27 anos. Ícone de São Paulo, a Torre TransBurti foi idealizada pelo artista paulista Antonio Peticov em 1995 e permaneceu no prédio até meados de 2022.
A obra foi uma encomenda de Luiz Carlos Burti, dono da Editora Gráficos Burti Ltda que precisava de uma estrutura repetidora de micro-ondas para ligar a gráfica e os clientes. “Ele queria fazer uma torre que não fosse igual às outras da Paulista”, conta Peticov, que se inspirou em outra de suas produções, uma escada neon, para produzir a torre de LED.
“Foi uma releitura da minha escadinha”, explica o artista. Peticov confessa que não recebeu remuneração em dinheiro, mas em equipamentos da Macintosh e cursos. “Até hoje são os computadores que eu uso”, conta.
Em 2022, devido ao aumento no valor do aluguel do uso do teto, Burti optou por desmontar a instalação e doou o material que a constituía para a empresa de desmontagem.
Fonte Veja SP