acontece

CONHEÇA O PARQUE TRIANON NA PAULISTA

O Parque Trianon, na Avenida Paulista, tem um playground incrível para crianças de todas as idades. Venha conhecer tudo o que o parque oferece e gratuitamente.

Veja o que você encontra por lá:
Gira-gira acessível para crianças cadeirantes
Casinha sensorial e com brinquedos recicláveis para coordenação motora e pareamento de cores e texturas
Rampa de acesso para cadeirantes e carrinho de bebê
Jogo da Velha 3D para crianças com deficiência visual
Painel de Lego para estimular crianças autistas
Cantinho da Leitura

Além de atrações especiais aos finais de semana, como contação de histórias, teatro de fantoches e recreação.
Todo o projeto foi pensado pela Cria Brincar de Treinar, que também administra o espaço.
Equipamentos de ginástica, sanitários e áreas de circulação são acessíveis. Destaque para playgrounds e Trilha do Fauno, nome que referencia obra do escultor Victor Brecheret. O parque é histórico e possui um acervo de árvores centenárias e obras de artes relevantes. Além da escultura “Fauno”, de Brecheret, tem também “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva.

Trata-se de um resquício remanescente da Mata Atlântica original e um dos parques centrais mais pesquisados da cidade. No início da década de 1910, no local onde hoje se localiza o MASP, foi construído um belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que ficou conhecido como Trianon. Durante as décadas de 1920 e 1930, frequentado pela intelectualidade paulistana, o parque e o belvedere transformaram-se em símbolo da riqueza da elite paulistana e formaram um harmonioso conjunto integrado. Entre os paisagistas responsáveis pelo projeto do parque está o francês Paul Villon e o inglês Barry Parker.

Sua vegetação é composta por bosque heterogêneo, áreas ajardinadas e horta. Destaques da FLORA: abacateiro (Persea americana), alfeneiro (Ligustrum lucidum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), bambu-imperial (Bambusa vulgaris), cabeça-branca (Euphorbia leucocephala), cacto-candelabro (Euphorbia ingens), cinamomo (Melia azedarach), eucalipto (Eucalyptus sp.), falsa-seringueira (Ficus elastica), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jambeiro (Syzygium jambos), jatobá (Hymenaea courbaril), jerivá (Syagrus romanzoffiana), magnólia-amarela (Magnolia champaca), paineira (Ceiba speciosa), pau-d’água (Dracaena fragrans), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-formiga (Triplaris americana), suinã (Erythrina speciosa), tipuana (Tipuana tipu) e unha-de-vaca (Bauhinia variegata). Já foram registradas 73 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

Já em relação à FAUNA, são observadas 34 espécies de aves comumente encontradas em áreas abertas e bosques da cidade. São elas: gavião-carijó, tuim, anu-preto, beija-flor-de-peito-azul, pica-pau-do-campo, bentevizinho-de-penacho-vermelho, pitiguari, tico-tico e sabiás. Corujinha-do-mato e coruja-orelhuda representam as rapinantes noturnas e o título das migratórias fica com tesoura e andorinhão-do-temporal. A última se reproduz no interior de chaminés, onde o pedinchar de seus filhotes, faz com que o leigo as confunda com morcegos. Ocorrem na área 8 espécies de borboletas.

Parque Trianon
Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César – Aberto todos os dias
Referência: em frente ao Colégio Dante Alighieri
Das 06H ÀS 18H

Fonte Prefeitura SP

#napaulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *