acontece

COMEMORAÇÃO AOS 40 ANOS DE AXÉ MUSIC LEVA BLOCOS AO IBIRA E PINHEIROS

Pinheiros e o Parque Ibirapuera irão receber nos dias 8 e 9 de março apresentações gratuitas em comemoração aos 40 anos do Axé Music. Três grandes nomes da música baiana arrastam blocos cantando clássicos do ritmo.

No sábado (8), Jammil puxa na Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, a partir das 11h, o Bloco Praieiro com vários hits da banda que atravessou gerações. Às 14h, na mesma rua, a Timbalada traz a percussão baiana com clássicos como “Mimar você e “Água Mineral”.

No domingo (9), a folia continua no Parque Ibirapuera, às 13h, com a estreia do “rei da folia” Durval Lelys no Carnaval de Rua paulistano. O baiano puxa o Bloco Quebra Aê com sucesso como “Com amor”, “Leva Eu”, “Dança do Vampiro”, “Bota pra ferver”, “Quebra Aê”.

A Axé Music é uma mistura de vários elementos musicais como o samba, o reggae, e o rock, além de conjuntos instrumentais e vocais de origem africana. O movimento musical, que revelou artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown, completou 40 anos no dia 17 de fevereiro. A data marca o lançamento da música Fricote por Luiz Caldas, em 1985.

Quarenta anos depois, o pai do axé diz que não canta mais o sucesso da época, que começa com o verso sobre a “nega do cabelo duro, que não gosta de pentear”.

O termo Axé Music foi criado pelo jornalista Agamemnon Brito com uma intenção pejorativa.

O nome ‘Axé Music’ também causou estranheza até entre os artistas baianos da época, que já reproduziam o movimento musical antes mesmo de ganhar um termo.

A mistura rítmica reúne manifestações musicais iniciadas no fim do século 19 por blocos afro. Caminho pavimentado pelos baianos Dodô e Osmar, em 1950, fundadores do Trio Elétrico. Vinte anos mais tarde, os blocos Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Muzenza traziam inovações no batuque afro-brasileiro.

Mas foi Daniela Mercury que fez o Brasil se render à Axé Music. A cantora baiana estava com 27 anos quando mudou a percepção dos críticos ao colocar mais de 20 mil pessoas no vão-livre do Masp, em São Paulo.

#Confira  a programação:

Dia 8 de março

• Bloco Praieiro com Jammil – 11h

• Bloco Se Te Pego com Timbalada – 14h

Local: Rua Henrique Schaumann, 567 a 125, Pinheiros

Entrada: Gratuita

Dia 9 de março

• Bloco Quebra Aê com Durval Lelys – 13h
Local: Parque Ibirapuera

Entrada: Gratuita

 

Fonte Veja SP e  CBN Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *