O 49º Festival Sesc Melhores Filmes começa no dia 5 de abril, e segue até dia 26, oferecendo a oportunidade de ver ou rever os vencedores do ano na tela do CineSesc, em uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaque em 2022, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema. Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo.
Em 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e legendagem open caption, para assegurar a amplitude da ação do Sesc São Paulo na atenção aos diversos públicos.
Este ano a 49º edição do festival apresenta diversas sessões acessíveis, com filmes de destaque como os brasileiros: “Marte Um”, “Medida Provisória”, “Paloma” e “Eduardo e Monica”. Entre os filmes estrangeiros estão: “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, “A Mulher Rei”, “Pantera Negra – Wakanda Forever” e “Avatar: O Caminho da Água”.
Eleito um dos melhores cinemas de rua de São Paulo, o CineSesc também é reconhecido pela sua acessibilidade. O cinema oferece em sua estrutura rampa de acesso ao hall de entrada, piso tátil com sinalizações para deficientes visuais, mapa tátil de localização dos espaços, elevador para acesso ao 1º andar, cardápio em libras, dois sanitários adaptados e espaço amplo e plano, adequado para circulação. A sala de exibição dispõe de 279 lugares, sendo 6 para cadeirantes e 6 para acompanhantes, 3 para pessoas obesas e 2 para pessoas com mobilidade reduzida.
Além disso, o CineSesc dispõe da tecnologia CineAssista, equipamento fornecido gratuitamente ao público que integra três recursos de acessibilidade: audiodescrição sincronizada para as pessoas com deficiência visual; Libras com tradução automática; e legendas em tempo real para as pessoas com deficiência auditiva. O aparelho é composto por uma tela sensível ao toque que proporciona imagem e som de alta qualidade, amparado por um suporte móvel e flexível encaixado no braço da poltrona. Os usuários de Libras têm a opção de escolher visualizar a língua de sinais por um intérprete humano ou um avatar virtual. Já os espectadores com deficiência visual, podem utilizar o fone acoplado ao equipamento. Para sanar quaisquer dúvidas sobre as funcionalidades do CineAssista, o espectador pode solicitar o auxílio de um dos funcionários do CineSesc.
Segundo idioma oficial do Brasil e o principal da comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um idioma autêntico usado de forma exclusiva por parte da comunidade surda. Como recurso de acessibilidade na sala de cinema, a interpretação em Libras pode ser realizada por um intérprete humano ou um avatar virtual de acordo com a tecnologia usada para acessar o filme.
Outro recurso que pode ser utilizado por pessoas surdas para acessibilidade às salas de cinema é o uso da legenda descritiva. A função deste tipo de legenda é indicar em palavras todas as informações sonoras do filme como sons do ambiente, música e efeitos sonoros, além dos diálogos entre os personagens.
Os longas exibidos foram escolhidos em votação popular no mês de fevereiro e só serão revelados na noite de abertura do festival, às 20h de quarta. Na mesma noite, será exibido o inédito “TINNITUS”, de Gregorio Graziosi.
Além das sessões, a programação promove encontros com realizadores e pensadores do cinema.
De 5 a 26 de abril de 2023.
CineSesc – Rua Augusta, 2075
Mais informações acesse sescsp.org.br/melhoresfilmes