Ícone do site Na Paulista e Região

Centro de São Paulo registra queda de furtos e roubos

A região central de São Paulo registrou queda nas ocorrências de furtos roubos em abril deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP)

De acordo com a pasta, é primeira vez desde janeiro de 2022 que os índices ficam abaixo dos obtidos no mês anterior. Se comparados a abril do último ano, os casos de furtos no período tiveram queda de 24% e os de roubo, 13%.

Segundo a SSP, a melhora nos indicadores seria resultado da intervenção conjunta que os governos estadual e municipal estão realizando nas áreas classificadas como “cenas de uso aberto” de drogas, nas regiões dos Campos Elíseos, Santa Ifigênia e Santa Cecília.

Ainda assim, os boletins de monitoramento semanal do Centro de São Paulo mostram que houve 1.113 furtos e 712 roubos registrados entre 27/mar e 30/abr nos Distritos Policiais (DPs) responsáveis pela região, indicando também uma queda gradativa de casos a cada semana.

Divulgados com quase dois dias de atraso, os dados referentes à atuação das forças de segurança nas cenas de uso aberto entre 24 a 30 de abril apontam que foram realizadas 14 operações policiais, atendidos 1.128 chamados e efetuadas 54 prisões em flagrante no período.

Dos chamados atendidos pela Polícia Militar, 198 foram por perturbação do sossego, 113 por atitude suspeita, 96 por desinteligência (conflito), 43 por roubo, 42 por furto, 10 por agressão, sete por violência doméstica, sete por ameaça.

Dentre os detidos em flagrante, 15 estavam envolvidos com furto, 12 com estelionato, 12 com associação criminosa, cinco com receptação, quatro com roubo, três com tráfico de drogas, um com homicídio.

Após audiência de custódia, 24 detidos receberam liberdade provisória para aguardar o processo, enquanto os outros demais tiveram prisão preventiva decretada e permanecem presos.

Fonte: G1