aconteceArte e CulturaMuseus

Casarão abandonado da Avenida Paulista será novo Museu

Pichado e se deteriorando, o último casarão da Avenida Paulista, da época dos barões do café, será restaurado e virará o mais novo Museu da Avenida, com a promessa de reunir os conceitos de preservação da história com olhares para o futuro.

Previsto para ser inaugurado em 2022, o projeto será realizado em parceria entre Governo do Estado com a CNI – Confederação Nacional da Indústria e o Sesi, que terá a concessão do terreno e do prédio por 35 anos.

O “casarão abandonado” é o Palacete Joaquim Franco de Mello, pertencente a família do barão do café de mesmo nome no início do século passado. O terreno tem um total de 4720m², e o imóvel originalmente tem 35 cômodos internos.

O imóvel foi tombado, o que gerou uma disputa judicial de décadas entre a família proprietária e o Governo do Estado.

O anúncio foi feito no final de novembro pelo Governador João Doria, que afirmou que a futura instalação será nos moldes do famoso Exploratorium, laboratório público de aprendizado de São Francisco, nos Estados Unidos.

Com foco na economia criatiava e inovação, o futuro espaço terá quase cinco mil metros quadrados, e a promessa da realização contínua de atividades de formação e capacitação, apoio a empreendedores e startups e exposições de arte e tecnologia.

A iniciativa contará com o apoio de instituições internacionais, como o Exploratorium e o Smithsonian, entre outras.

Gostou da novidade?

 Clique de @lufotografia8069

 O palacete fica no número 1919 da Avenida Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *