Estudos mostram que 8% das crianças, de até dois anos de idade, e 2% dos adultos possuem algum tipo de alergia alimentar.
A “Caminhada da Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar”, iniciativa da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) com o apoio do ComSaude e da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), acontece no dia 19 de maio, em frente ao prédio da FIESP na Avenida Paulista. O tema deste ano “A jornada do paciente”. Além da caminhada, especialistas irão esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.
“A educação sobre alergia alimentar é fundamental. Saber que uma pequena quantidade do alimento pode provocar reações graves e ter um plano de ação são fundamentais para o paciente e sua família. A depender do caso, é necessário carregar a adrenalina autoinjetável para controlar a crise até a chegada ao pronto-socorro”, explica a Dra. Lucila Camargo, coordenadora do departamento Científico de Alergia Alimentar da ASBAI.
A alergia alimentar é uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo contra proteínas alimentares, é diferente de intolerância alimentar. As reações podem ser leves, como simples coceira nos lábios, até reações graves que podem comprometer vários órgãos. Qualquer alimento pode causar alergia alimentar, porém, os mais comuns são leite, ovo, soja, trigo, peixes, frutos do mar, amendoim e castanhas.
A adrenalina autoinjetável é o único medicamento capaz de salvar a vida de uma pessoa com anafilaxia, porém o medicamento não é vendido no Brasil. Está em andamento o Projeto de Lei 85/24 ,que visa incluí-lo entre os medicamentos fornecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A organização do evento pede que os participantes, se vistam com alguma peça de roupa azul.
Data: 19 de maio – Evento Gratuito
Concentração às 9h30 em frente ao prédio da FIESP – Avenida Paulista,1313
Fonte Uol
#napaulista