Após o recente ataque ao Bar Brahma, localizado na famosa esquina entre as Avenidas Ipiranga e São João, a Prefeitura de São Paulo estuda fechar a Avenida São João para carros aos domingos e feriados.
O projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) pretende incluir a via no programa Ruas Abertas.
Este programa já existe no Centro e São Paulo em duas localidades. Na Avenida Paulista, em toda a extensão, e em algumas vias do bairro da Liberdade.
O projeto recém apresentado compreende o trecho que inicia no acesso ao elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, e termina no Vale do Anhangabaú.
A proposta foi formulada pela Associação Pró-Centro SP e tem como objetivo estimular o turismo e o comércio local da área, que vem perdendo o fluxo devido a insegurança na região central da cidade.
Uma consulta pública on-line será disponibilizada em breve pela Prefeitura. Após o término do prazo para respostas, a opinião dos munícipes será levada em consideração para possível inclusão do trecho no programa.
O famoso Bar Brahma, localizado há 75 anos na esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, foi alvo de ataques e de vandalismo na tarde do último domingo (3). No vídeo, que viralizou nas redes sociais, é possível ver pelo menos dez homens arremessaram pedras e objetos no estabelecimento, quebrando janelas e derrubando mesas.
Um deles arremessa um cone, que fica preso na porta do bar. Um carro estacionado na frente do restaurante também foi atacado e teve seus vidros quebrados.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar foi acionada para o local após uma tentativa de assalto, onde a vítima reagiu e imobilizou o criminoso. Os demais criminosos da quadrilha então começaram o ataque até que o homem detido fosse liberado.
A Secretaria de Segurança de São Paulo disse que reforçou o policiamento na região no início de 2023 e que mais de 5 mil criminosos foram presos no centro da cidade somente este ano.
Um teste inicial está previsto para o próximo dia 21 de janeiro. A medida deve ser adotada entre 10h e 16h nos moldes do que já ocorre com a Avenida Paulista.
Para a implantação do Programa Ruas Abertas na São João, o cruzamento na maior parte das vias que cortam a Avenida São João terá o fluxo de carros completamente interrompido — as únicas exceções são as avenidas Ipiranga e Duque de Caxias, conforme definido pela SPTrans.