Que tal ter a possibilidade de ver diversos planetas enfileirados no céu? Fevereiro se despede com uma noite mágica para os amantes da astronomia. Na noite de 28 de fevereiro, último dia do mês, sete planetas poderão ser vistos a olho nu. Quem quiser uma experiência mais imersiva poderá fazer a observação com telescópios do Planetário do Parque Ibirapuera, na capital paulista.
Os planetas do sistema solar se movem em órbitas elípticas e, de tempos em tempos, podem estar em uma posição que dá a ilusão de um alinhamento ao longo de uma linha imaginária, do ponto de vista da Terra. Sim, o alinhamento planetário é uma ilusão, sendo inclusive um termo popular para conjunção.
Mesmo sendo um fenômeno que pode não impressionar os astrônomos, certamente é encantador para o público geral. A observação com telescópios do alinhamento de planetas, conduzida pela equipe do Planetário Ibirapuera, permitirá ao público admirar astros como Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte. Quer ficar por dentro de todos os eventos astronômicos de 2025.
Sextou no Ibira: Manutenção da Horta e da Composteira da Central de Reciclagem
Data: 28 de fevereiro
Horário: 15h às 16h30
Sobre: a Central de Reciclagem do Parque Ibirapuera tem um papel sustentável fundamental no parque, já que recebe 100% dos resíduos produzidos no espaço. O local, além de ter sua função operacional, oferece uma experiência educativa, com uma cenografia 100% reciclada, infográficos, painel de jogo temático, composteira, além de uma horta diversa. Nesta atividade, os visitantes estão convidados a conhecer mais sobre as hortaliças e condimentares, experimentar, colher e se aprofundar nas primeiras etapas do processo de reciclagem. Haverá também um bate-papo sobre temas da contemporaneidade que colaboram com os esforços de conservação da biodiversidade e consumo mais responsável.
Local: Portão 4
Público: livre
Atividade gratuita
Alinhamento dos Planetas: Observação com telescópios no Planetário Ibirapuera
Data: 28 de fevereiro
Horário: 19h30
Sobre: o mês de fevereiro se despedirá com um fenômeno científico único. A noite do último dia do mês contará com sete planetas que poderão ser vistos a olho nu: Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte. Para tornar este momento ainda mais especial, a equipe do Planetário Ibirapuera conduzirá uma observação com telescópios que promete encantar a todos. Importante lembrar que a atividade depende de condições climáticas favoráveis para ser realizada.
Local: Rosa dos Ventos, próxima ao Centro de Visitantes
Público: livre
Atividade gratuita
Fonte Ciclo Vivo