Em tempos de emergência climática, o Plantio Global colabora para a localização e a implementação das diretrizes dos Planos Verdes Municipais. É uma importante contribuição para fortalecer a resiliência urbana, ampliando a capacidade de adaptação às condições bioclimáticas atuais.
O Plantio Global tem sido uma realização do CADES Vila Mariana (Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura Vila Mariana) e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), em parceria com o Fórum Agenda 2030 da Vila Mariana, Subprefeitura Vila Mariana, Horta Comunitária da Saúde, Instituto Ecobairro Brasil, além de vários apoiadores, coletivos, iniciativas, agentes ambientais, outros CADES Regionais e sociedade civil.
No domingo, dia 1º de dezembro forão plantadas cerca de 40 mudas arbóreas nativas, além de forrações e herbáceas na Vila Mariana, na Praça Manoel Vaz. A praça está localizada no eixo do Corredor Verde previsto pelo PLANPAVEL, junto a rua Sena Madureira, e se conecta ao eixo de corredor verde implantado desde 2017 junto ao Instituto Biológico (IB).
O plantio foi aberto a todas as pessoas que queriam colocar a “mão na massa”, ou melhor, a mão na terra, e participar da experiência de contribuir para uma cidade mais verde e biodiversa.
O incremento arbóreo com espécies nativas promoverá o enriquecimento da biodiversidade local, e no médio prazo, outros benefícios tais como: a diminuição de ruídos, da poluição no entorno, abrigo e sobrevivência para avifauna e abelhas nativas, resultando em mais saúde para a região.
Mais do que plantar a ação vai compartilhar informações para incentivar cada vez mais as pessoas a plantarem a espécie certa no local correto, e da maneira tecnicamente adequada.
O plantio das forrações, por exemplo, auxiliará na recuperação do solo e será realizado com composto produzido na Compostagem Comunitária da praça vizinha, a Pablo Garcia Cantero. Em paralelo a esta ação coletiva e comunitária de plantio, serão realizadas várias oficinas em temáticas socioambientais!
A 1ª edição do Plantio Global ocorreu em março de 2017, olhando o aumento de biodiversidade no Parque Chácara Jockey, as 2ª e 3ª edições, em 2018 e 2019, na Vila Mariana, com foco no plantio do Corredor Verde para Polinizadores (junto ao IB), também em março.
Em 2020 e 2021 o plantio foi suspenso pela pandemia, voltando a ser realizado em março de 2022 no Parque Dom Pedro, em parceria com o CADES Regional da Sé, e em março de 2023 e de 2024 novamente no Corredor Verde para Polinizadores na Vila Mariana. Neste último ano, o foco mais direcionado a disseminar comunitariamente as boas práticas de manejo arbóreo no contexto da arborização urbana.
Em 2024, o Plantio Global ganhou mais uma data, na primavera, para impulsionar ainda mais o incremento socioeducativo e comunitário da arborização urbana. A expectativa é consolidar, daqui para frente, estas duas datas do Plantio Global no calendário anual da cidade, focando no manejo do que já foi plantado no começo do outono e no incremento da arborização, na primavera.
Estamos na Década sobre a Restauração dos Ecossistemas 2021-2030, oficialmente declarada pela ONU, com o objetivo de aumentar os esforços em restaurar ecossistemas, disseminar as melhores práticas na manutenção e manejo da arborização urbana, combatendo as crises climática, alimentar e hídrica, e desta forma contribuindo e fomentando a volta e a manutenção da biodiversidade na cidade de São Paulo!
Esta iniciativa já ocorreu em outras localidades de São Paulo, em mais de 100 cidades pelo Brasil e também em outros países, plantando, simultaneamente, e divulgando nas mídias a hashtag #plantioglobal #globalplanting #plantacionmundial.
Nesta edição de primavera também foram confirmadas a participação do coletivo Corredor Ecológico do Butantã, no próprio corredor ecológico; coletivo Gente Jóia, no Parque da Jóia; CADES Santo Amaro, no Parque Alto da Boa Vista; CADES Pinheiros, na Praça Rafael Sapienza; e da Girls for Climate Action em Jinja, na Uganda.
“O convite é para plantar árvores para um mundo equitativo e sustentável. Todos estão convidados – vamos plantar e cuidar das árvores do mundo juntos!”, diz a a arquiteta biourbanista Lara Freitas, cofundadora do Programa Permanente Ecobairro.
Fonte Ciclo Vivo