O funcionamento de serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo tem alterações previstas nesta sexta-feira (15/11), quando é celebrado o feriado da Proclamação da República. Ambulatórios médicos de especialidades, por exemplo, não abrirão, nem unidades de farmácia que fazem a entrega de medicamentos. No transporte público, será aplicado o esquema de horários dos domingos nos trens e ônibus.
Saúde
Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos. Já os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) não funcionarão.
Na capital, funcionarão normalmente as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde (AMAs/UBSs) Integradas, sendo que nestas, a parte da UBS atenderá exclusivamente para vacinação contra gripe, Covid-19 e multivacinação.
As unidades da Farmácia Dose Certa e as unidades das Farmácias de Medicamentos Especializados estarão fechadas, assim como as Unidades Dispensadoras.
Os postos de doação da Pró-Sangue Osasco, Dante e Barueri ficarão fechados durante todo o dia. Já os postos das Clínicas e do Mandaqui estarão abertos das 8h às 16h.
Os quatro hospitais veterinários públicos da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste) permanecerão fechados durante o feriado.
Poupatempo
As unidades do Poupatempo em todo o estado estarão fechadas nesta sexta-feira. Os atendimentos presenciais serão retomados no sábado (16/11), mediante agendamento obrigatório prévio e totalmente gratuito pelos canais oficiais.
As opções digitais continuam disponíveis. Entre os serviços disponíveis estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos, entre outros.
Transportes metropolitanos
Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) circulam na sexta com os intervalos médios semelhantes aos da operação de domingo (17/11). Já no sábado, haverá circulação normal.
No metrô, a Linha 15-Prata terá operação diferenciada na sexta para testes no sistema de sinalização e controle dos trens. Todas as estações dessa linha ficarão fechadas das 4h40 às 13h. Para atender aos passageiros durante a interdição, serão disponibilizados ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Emergência (Paese).
As demais linhas operadas pelo Metrô funcionarão normalmente no feriado.
Já as linhas da Via Mobilidade ( 5-Lilás, 9-Esmeralda, Linha 8-Diamante, 4-Amarela e Linha 17-Ouro) vão operar com horários de domingo, com as seguintes exceções:
-Linha 8-Diamante: das 4h à 0h,os intervalos serão de 10 minutos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri, e 20 minutos entre Barueri e Itapevi nesta sexta;
-Linha 9-Esmeralda: das 20h à 0h, os intervalos serão de 17 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas/ Mendes-Vila Natal no dia do feriado.
Os ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que circulam nas cinco regiões metropolitanas do estado, funcionarão com programação horária de domingo na sexta-feira de feriado.
Bom Prato
O Programa Bom Prato abrirá 30 das 75 unidades fixas distribuídas pelo estado. No final de semana de 16 e 17 de novembro algumas destas unidades estarão fechadas para manutenção. Na segunda-feira (18/11), os restaurantes voltam a funcionar normalmente.
Veja a relação das unidades do Bom Prato que estarão em manutenção no feriado prolongado: Bauru, Cotia (somente no domingo), Franca, Guarulhos, Limão, Santo Amaro, Santo André I (somente no domingo), São José dos Campos, Jacareí (somente no domingo).
Fonte Metrópoles