Em comemoração ao Mês do livro, o Instituto Cervantes de São Paulo inaugura a exposição Anaqronías do fotógrafo espanhol Juan Cerón.
Anaqronías é uma interpretação fotográfica contemporânea baseada em um estudo documentado do romance “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, onde eu tentei resgatar dos recantos mais profundos da obra aqueles personagens de caráter secundário, terciário, imaginário, e trasladá-los para a realidade fotográfica, dotando-os de uma anacronia, de um elemento anacrônico sempre relacionado ao papel do personagem no romance, que nos leve da imagem pictórica inicialmente pretendida a uma imagem atual, de nosso tempo, brincando assim com a anacronia como um erro estético necessário e intencional.
Juan Cerón, nascido em Bochum em 1973, descobre sua paixão pela fotografia em 2007 ao adquirir sua primeira câmera DSLR. Com formação autodidata, ele percebe a fotografia como um meio poderoso de comunicação e expressão artística. Sua obra inicial, “Onde Habita o Esquecimento”, lhe rende reconhecimento e uma pré-seleção para participar do PhotoEspaña. Além disso, ele compartilhou sua experiência em palestras e workshops tanto nacional quanto internacionalmente, e foi jurado na EGADE Business School de Monterrey. Agora ele apresenta seu segundo projeto, “Anacronias”, depois de expor em múltiplos países de três continentes.
De 25/04/2024 a 01/06/2024 (às 10:30 até 20:00)
De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h00. Sábados, das 10h00 às 14h00.
Instituto Cervantes (São Paulo) – RECINTO: Sala de Exposiciones
Av. Paulista, 2439
Fonte Instituto Cervantes
#napaulista