acontece

SÃO PAULO TERÁ TARIFA ZERO NOS ÔNIBUS AOS DOMINGOS

A capital paulista deve adotar o passe livre inicialmente aos domingos. A medida foi anunciada nesta segunda-feira pelo prefeito Ricardo Nunes e já é válida para o próximo domingo dia 17.
Para essa medida serão gastos R$ 283 milhões ao ano. Segundo o prefeito, não haverá aporte de recursos, apenas renúncia de receita.

O passe livre vai funcionar da meia-noite às 23h59. O passageiro deverá usar o bilhete único mesmo com a gratuidade, e encostá-lo no validador do ônibus. O cobrador terá um dispositivo para liberar a passagem daqueles que não possuem o cartão. A ação é para que a prefeitura monitore a quantidade de pessoas transportadas aos domingos.
Também haverá gratuidade total em ônibus municipais no Natal, Ano Novo e Aniversário de São Paulo (25 de janeiro)e nos demais feriados e na madrugada não haverá tarifa zero, a gratuidade começa das 00h00 até 23h59 de cada domingo.

Precisará passar pela catraca e quem tem bilhete único basta encostar o cartão no validador e nada será descontado.
Para quem não tem o bilhete, o motorista ou cobrador libera a catraca, sendo assim uma forma de acompanhar a demanda para futuros ajustes na frota.

A tarifa zero aos domingos vale para todos os ônibus municipais de São Paulo (SPtrans)e em todas as linhas. Não vale em ônibus intermunicipais da EMTU ou municipais de cidades vizinhas de São Paulo.
Não haverá integração, se usar o sistema de trilhos e depois o ônibus e vice e versa , pagará a tarifa cheia do trem, metrô e monotrilho. Também não haverá aumento de número de ônibus nas ruas, hoje operam 40% da frota aos domingos.

Segundo da Prefeitura, a gratuidade também será aplicada no Natal (25) e no dia de Ano Novo. A medida, segundo a administração municipal, planeja incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.

O prefeito anunciou o slogan da campanha ‘Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo’. Afinal, como ressaltou, há muito o que fazer pela cidade aos domingos e o transporte gratuito incentiva os passeios.
“Só de espaços culturais da Prefeitura que abrem aos domingos, são 78, de espaços esportivos, 45, além de 112 parques”, disse o prefeito.

Fora os equipamentos do Estado, particulares, shoppings. O cidadão vai poder visitar a Avenida Paulista aberta aos domingos, a Liberdade, poderá ir à missa, ao teatro, ao centro histórico e uma série de atividades.”
A tarifa zero aos domingos vai ampliar o lazer e permitir a população viver mais a cidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *