A Campanha Sonhar o Mundo começa neste fim de semana, 02 e 03 de dezembro, e a programação coletiva está disponível. Museus da capital, litoral e interior paulista contribuíram com 33 atividades baseadas no tema de 2023: Antirracismo em Museus. As ações, nos formatos presencial e online, podem ser conferidas até 09 de dezembro.
A programação contempla rodas de conversa, sessões de filmes, oficinas de arte e visitas mediadas a exposições. A expectativa é fazer o público refletir sobre preconceitos perpetuados ao longo da história, assim como meios de enfrentamento ao racismo.
Em alguns casos de forma lúdica, em outros estimulando o confronto de ideias e as trocas de experiências, a programação destaca os museus como espaços abertos ao diálogo, à participação popular e para a promoção de pautas sociais da contemporaneidade.
A campanha integra o Programa Sonhar o Mundo, criado para articular e mobilizar debates sobre a atuação dos museus em respeito e defesa dos Direitos Humanos. Por isso o cronograma é previsto para a semana de celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
Em 2023 também foram realizadas oficinas de formação e seminários dedicados especialmente aos profissionais do campo unindo conteúdo teórico à prática sobre o racismo e metodologias antirracistas aplicáveis em museus.
Haverá uma ação aqui na Paulista na Casa das Rosas:
09/12 às 10h – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Roda de conversa antirracismo em museus
Av. Paulista 37
Para mais informações acesse : https://www.sisemsp.org.br/acoes/sonharomundo/edicao-2023/