Até dia 30 de novembro, as pessoas que passarem pelo saguão da Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM, poderão apreciar uma exposição referente à Vila Ferroviária de Paranapiacaba – distrito do município de Santo André. No sábado (18/11), a partir das 8h, também haverá a apresentação da Banda Lira, marcando a partida do Expresso Turístico para Paranapiacaba.
A ação acontece em parceria com a Prefeitura de Santo André. Serão exibidas 18 fotografias da Vila Inglesa de Paranapiacaba escolhidas por meio de um desafio nas redes sociais e pela curadoria do professor João Kulcsár.
A Vila Ferroviária de Paranapiacaba está localizada a 30 km do centro de Santo André e foi construída por uma companhia inglesa no fim do século 19. A Vila é considerada patrimônio histórico nacional.
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Exposição sobre a Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Estação da Luz – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM
Até dia 30 de novembro