Semana Cultural – Sucot reúne feira, artes, música, oficina e gastronomia na Unibes Cultural
O evento acontece em celebração a uma das grandes festas da cultura judaica com programação gratuita.
A partir de hoje, 30 de setembro, acontece a primeira edição da Semana Cultural – Sucot na Unibes Cultural. A programação reúne feira de artesanatos, gastronomia, oficinas e contação de história para crianças e muita música.
Tabernáculos em hebraico, Sucot é o nome dado à “Festa das Cabanas”. É uma das grandes festividades que simbolizam as três festas de peregrinação dos judeus no deserto. De acordo com a tradição, os festejos têm a duração de 7 dias e remetem à união de todos para a construção de uma cabana para abrigar e oferecer segurança nas noites frias em solo desértico.
Atividades culturais e uma feira com produtos ligados à cultura judaica e não judaica esperam os visitantes em um espaço festivo e multicultural, em mais um esforço de promover a economia criativa na cidade.
Em uma viagem no tempo, Dora Estevez contará histórias inspiradas na Festa da Sucah no dia 30 de setembro, das 15 às 16 horas. “Era uma vez… Histórias para alegrar o coração” é o tema da atração com a pedagoga e contadora de história. No dia 1º de outubro, das 15 às 16 horas, os participantes aprenderão a fazer a sucah na oficina de Flávia Acherbom.
Parte da programação, o Cine Raízes com Breno Lerner acontece no dia 1º de outubro, das 15h às 20h45. É uma experiência que aguça os 5 sentidos e o filme especialmente escolhido para a Semana é Ha-Ushpizin (2004, Israel), dirigido por Gidi Dar. O anfitrião que conduz a experiência que une cinema à gastronomia inspirada na película é estudioso da história da gastronomia e da culinária judaica.
Dia 4, às 19h30, a artista Helena Lopes, em exposição na Galeria Unibes Cultural, participa de um bate-papo com a curadora Renata Azambuja sobre os trabalhos apresentados em “Do chão para o chão”. A exposição gratuita estará aberta ao público até o dia 29 de outubro e foi criada a partir de registros fotográficos transformados na arte exposta a partir de recursos de IA. São fotos do solo de um campo de concentração desativado na Polônia, o Auschwitz.
“Israel no mundo contemporâneo” é a série de debates com o jornalista Jaime Spitzcovsky que levará uma palestra especial à Semana Cultural, também no dia 4, das 19h30 às 20h30. A atração tem como objetivo promover reflexões a respeito do cenário político, econômico e social de Israel e do povo judeu, além de traçar um panorama abrangente das relações internacionais do país.
As atrações musicais ficarão por conta da Banda Mazel Tov, no dia 1º de outubro, das 17 às 18 horas. Formada por 7 músicos de sopro e percussão ao estilo fanfarra, o nome da banda tem a tradução de “sorte” em hebraico e traz no repertório o estilo musical judaico com notas de klezmer e cigano.
Para a alegria dos pequeninos e de todos aqueles apaixonados pela temática, o Grupo Era uma Vez entra em cena no dia 8, das 15 às 16 horas, para levar aos participantes contação de história sobre a sucah. Na mesma data, das 11 às 13 horas, acontece o Workshop Krav Magá (“combate de contato” em hebraico) com o Mestre Avigdor. Os participantes conhecerão técnicas da defesa pessoal israelense, que permite que pessoas de todas as idades, gênero ou porte físico possam se defender de qualquer tipo de agressão.
Para fechar o evento, das 16 às 17 horas do dia 8, será a vez da Banda Klezmer Três Rios com a apresentação musical Simchá Torá. Os artistas trazem no repertório a errante sonoridade Klezmer do leste europeu com elementos musicais da diáspora brasileira.
A morá Cecília Ben David fará uma palestra sobre a tradição da Sucot das 19 às 20 horas, experiente na educação judaica e laica há 40 anos em instituições de ensino e judaicas de São Paulo. Ela é professora graduada em Letras pela Universidade de São Paulo – USP, além de aperfeiçoamento em Israel e Argentina, dentre outros países.
A Semana Cultural – Sucot é uma parceria entre Unibes Cultural e KKL Brasil. Para participar, os ingressos gratuitos e pagos devem ser adquiridos via internet: www.unibescultural.org.br.
Programação
30/9 e 1, 7 e 8/10 das 12h às 20h | Feira
30/9 das 15 às 16h | Era uma vez… Histórias para alegrar o coração com Dora Estevez
01/10 das 15 às 16h | Oficina de Sucot com Flávia Acherboim – como fazer a sucah
01/10 das 17 às 18h | Banda Mazel Tov
01/10 das 15 às 20h45 | Cine Raízes – uma experiência gastronômica com Breno Lerner; em cartaz Ha-Ushpizin (2004, Israel) (filme + workshop)
04/10, das 19h30 às 20h30 | Exposição Do Chão para o Chão – Bate-papo com a artista Helena Lopes e a curadora Renata Azambuja
04/10, das 19h30 às 20h30 | Palestra Israel no Mundo Contemporâneo com Jaime Spitzcovsky
08/10, das 11 às 13h | Workshop Krav Magá com o Mestre Avigdor
08/10, das 15h às 16h l Contação de histórias na Sucah com o Grupo Era Uma Vez
08/10, das 16 às 17h | Banda Klezmer Três Rios
08/10, 18h | Palestra com Morá Cecília Ben David
*Programação sujeita a alterações.
Serviço:
Semana Cultural – Sucot reúne Feira, Artes, Música, Oficina e Gastronomia
30 de setembro a 8 de outubro, de quarta a domingo, das 12h às 20h
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Horários: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)
Telefone: (11) 3065-4333
Ingressos e informações: www.unibescultural.org.br