O SUS (Sistema Único de Saúde) é um sistema público que garante à população acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Para além do diagnóstico e tratamento de doenças nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o SUS também oferece as PICS (Práticas Integrativas e Complementares).
As PICS fazem parte das práticas denominadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como MTCI (Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas). São abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, e a construção de laços terapêuticos.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem 8.239 postos de saúde na atenção primária ofertando atendimentos individuais e coletivos em Práticas Integrativas e Complementares nos municípios brasileiros, espalhados pelos 27 estados e Distrito Federal. Confira abaixo seis desses serviços disponibilizados no SUS:
Meditação
Prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, a diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo.
A meditação amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções; desenvolve habilidades para lidar com os pensamentos e observar os conteúdos que emergem à consciência; facilita o processo de autoconhecimento e autocuidado; e aprimora as interrelações – pessoal, social, ambiental.
Yoga
O SUS também oferece gratuitamente a prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, como hatha-yoga, mantra-yoga, laya-yoga, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante.
Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade, melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida.
Homeopatia
Homeopatia é uma abordagem terapêutica de caráter holístico e vitalista que vê a pessoa como um todo, não em partes, e cujo método terapêutico envolve três princípios fundamentais: a Lei dos Semelhantes; a experimentação no homem sadio; e o uso da ultra diluição de medicamentos.
Envolve tratamentos com base em sintomas específicos de cada indivíduo e utiliza substâncias altamente diluídas que buscam desencadear o sistema de cura natural do corpo. Os medicamentos homeopáticos da farmacopeia homeopática brasileira estão incluídos na Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).
Acupuntura
A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças.
Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos mais antigos do mundo e pode ser de uso isolado ou integrado com outros recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa ou com outras formas de cuidado.
Musicoterapia
Prática expressiva integrativa conduzida em grupo ou de forma individualizada, que utiliza a música e/ou seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – num processo facilitador e promotor da comunicação, da relação, da aprendizagem, da mobilização, da expressão, da organização, entre outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo.
Plantas medicinais (fitoterapia)
A fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.
A fitoterapia é uma terapia integrativa que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI, voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo sido institucionalizada no SUS por meio da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS) e da PNPMF (Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos).
Assim como quase todos os serviços da rede de saúde pública, para solicitar uma consulta ou atendimento é necessário o encaminhamento feito a partir do pedido médico de uma UBS. Em São Paulo, é possível consultar as práticas oferecidas por unidade.