aconteceArte e CulturaNa rua

5 bibliotecas para conhecer em São Paulo

A cidade de São Paulo possui mais de 100 bibliotecas públicas espalhadas por todas as regiões, mas essas são conhecidas pelos seus enormes acervos à disposição do público.
Muita gente não sabe, mas só aqui na capital temos 106 bibliotecas integrantes do Sistema Municipal de Bibliotecas. Nos espaços, a população pode ler, pesquisar, pegar livros emprestados e usufruir de uma ampla programação cultural.
Além disso, o governo do Estado também é responsável por outros acervos. Ou seja, o número de bibliotecas públicas na capital ultrapassa e muito as 100.
Para celebrar este Dia Mundial da Biblioteca, celebrado anualmente no dia 1º de julho, selecionamos algumas das bibliotecas mais visitadas de São Paulo.

 

Biblioteca Mário de Andrade
Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional.
E o nome de um dos maiores nome do modernismo literário não é por acaso. Isso porque, Mário de Andrade foi o primeiro diretor do Departamento de Cultura de São Paulo (futura Secretaria Municipal de Cultura). Assim, o nome da biblioteca é uma homenagem ao pensamento do escritor e aos seus desejos para a cidade, incluindo o de criar a primeira biblioteca pública da cidade.

Rua da Consolação, 94 – República

 

Biblioteca de São Paulo
Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno onde antes funcionava a casa de detenção conhecida por Carandiru.
Segundo o projeto do governo de São Paulo, foi concebida para ser um espaço arrojado e multimídia, de acessibilidade total, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura.

Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Além de livros, a Biblioteca Parque Villa-Lobos é conhecida por ser um espaço de lazer entre famílias. Afinal, localizada dentro do parque de mesmo nome, foi inaugurada em 2015 com a intenção de revitalização do espaço urbano.
No espaço, acontecem inúmeras atividades gratuitas como contação de histórias, saraus, oficinas, apresentações musicais, encontros com escritores e muito mais.

Avenida Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros

 

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato reúne significativo acervo de literatura brasileira, infantil e juvenil, acervo bibliográfico e museológico sobre Monteiro Lobato. Além disso, está disponível um banco de textos teatrais e mantém o Teatro infantil Monteiro Lobato – Timol.

Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque

 

Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo
As três bibliotecas do Centro Cultural São Paulo abrigam um dos mais significativos patrimônios bibliográficos do país. Ocupando um espaço superior a 9 mil metros quadros, é a segunda mais da capital.

Biblioteca Sérgio Milliet
Destacam-se obras nas áreas de literatura latino-americana, filosofia, religião, ciências sociais e história. Possui seções especializadas em artes, hemeroteca, recursos audiovisuais e banco de peças teatrais.

Biblioteca Braille
Planejada e equipada para atender a pessoas com deficiência visual, reúne em seu acervo livros didáticos, técnicos, literários, infanto-juvenis e periódicos em braille e áudio. A Biblioteca também atua como editora, produzindo livros em braille e livros falados. Possui computadores adaptados para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à internet.

Gibiteca Henfil
Criada em 1991, na Biblioteca Viriato Correa, ganhou um novo espaço a partir de 1999, com sua reinauguração no CCSP. Sua coleção tem mais de 8 mil títulos entre quadrinhos, fanzines, periódicos e livros sobre histórias em quadrinhos.

Rua Vergueiro 1000

 

Aproveite!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *