Ícone do site Na Paulista e Região

22ª BIENAL SESC VÍDEO BRASIL NO SESC 24 DE MAIO

foto Vitória Cribb

A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil – A memória é uma ilha de edição apresenta trabalhos de artistas de gerações e origens geográficas distintas que desafiam concepções hegemônicas do tempo e da memória por meio de diversas estratégias artísticas. Inspirada na frase de Waly Salomão (1943-2003), que intitula esta edição, a exposição levanta o questionamento: como se dá a equação entre lembrança e esquecimento?

Com direção artística de Solange Farkas e curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Mboya, a Bienal reúne cerca de 140 trabalhos artísticos, incluindo obras têxteis, pinturas, instalações, fotografias e vídeos. Ao todo são 60 artistas de diferentes regiões do mundo, com enfoque no Sul Global.

A exposição terá um espaço dedicado à história do Videobrasil, que completa 40 anos em 2023. Curada por Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus, a mostra Especial 40 anos abrange um vasto material de videoarte que abarca toda a trajetória da Bienal, convidando o público a refletir sobre a importância do vídeo ao longo dessas décadas.

Com direção artística de Solange Oliveira Farkas e curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya, a edição é resultado da parceria entre o Sesc SP e a Associação Cultural Videobrasil. Pensado a partir de um verso de Waly Salomão, o recorte curatorial apresenta diferentes visões e modos de lidar com a memória – e o esquecimento –, seja individual ou coletiva, ligada a contextos sociais, políticos e culturais variados. As diversas ideias de memória que surgem na Bienal variam não apenas de acordo com a geração dos artistas participantes, mas também de sua origem geográfica e das mídias e suportes que utilizam – como vídeo, instalação, fotografia, performance e têxtil.

A exposição possui recursos de acessibilidade que estão à disposição do público, tais como legendagem LSE e vibroblaster para algumas obras sonoras; mapa tátil; objetos táteis com audiodescrição; piso podotátil e impressão dos textos em Braile.

O Sesc 24 de Maio oferece visitas educativas para o público espontâneo e para grupos agendados.
Para fazer um agendamento de grupo, mais informações e dúvidas sobre o agendamento de grupos: agendamento.24demaio@sescsp.org.br

22ª Bienal Sesc_Videobrasil – A memória é uma ilha de edição
Até dia 25/02/24 – GRATUITO
Rua 24 de maio, 109
Terça a sábado, das 9h às 21h Domingos e Feriados, das 9h às 18h
5º andar – Espaço expositivo